Atividades lúdicas na promoção de saúde bucal para crianças - PróPET-Saúde III, Joinville/SC

Autores

  • Lucas Inácio
  • Taila Locatelli
  • Thuane do Prado Jahn
  • helena Paiano
  • Denise Vizzotto

Resumo

A equipe de acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE atuou no CEI “Bem Me Quer” do bairro Jardim Paraíso, Joinville/SC, cenário de práticas do projeto PróPET-Saúde, elegendo como tema “Atividades lúdicas na promoção de saúde bucal para crianças”, incentivando o desenvolvimento físico e mental das crianças da área adstrita. Teve como objetivo o desenvolvimento de atividades de caráter lúdico para o despertar e o incentivo das práticas de higiene bucal individuais e coletivas de crianças de 2 a 6 anos de idade pertencentes a unidade escolar, proporcionando autonomia e o conhecimento para realização da correta higiene bucal. Um dos possíveis mediadores do processo ensino-aprendizagem é a atividade lúdica, figurando-se como método alternativo que auxilia esse processo. A abordagem lúdica se desenvolveu através de brincadeiras e jogos, e através desta experiência as crianças construíram um espaço de experimentação e aprendizagem. Nas variadas atividades educativas, o lúdico tem desempenho fundamental de educar e desenvolver o intelecto de forma reordenada (BEZARRA; GOMES, 2010). Todas as crianças após a abordagem lúdica foram submetidas a exames clínicos intraorais mediante autorização dos seus responsáveis previamente. Quando constatadas alterações como lesões de cárie ativa, realizou-se a técnica de ART e os casos que transcendiam a realização do procedimento em ambiente escolar foram encaminhadas para a Unidade Básica de Saúde do bairro.  Atuando junto a um grupo de crianças com a finalidade de orientar, educar e estimular as práticas de saúde bucal de forma lúdica levou-se o conhecimento às diversas faixas etárias incluídas neste projeto. Verificou-se que o lúdico contemplou os critérios para uma aprendizagem efetiva, chamando a atenção para um determinado assunto, seu significado e o conhecimento gerado a partir da atividade lúdica pode ser transportado para o campo da realidade corroborando com os estudos de COSCRATO, et. al. (2009). A prática de promover a saúde de forma lúdica proporcionou uma aproximação entre o profissional da saúde e o paciente. Resultou na diminuição de traumas e o medo das crianças do profissional de saúde. Permitiu resultados mais efetivos em relação ao próprio conhecimento repassado nas atividades como no elo estabelecido entre o cirurgião dentista e as crianças, usuários do SUS.

Descritores: Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Saúde Bucal.

Apoio Financeiro: Projeto PróPET-Saúde III.

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Publicado

2016-10-12

Como Citar

Inácio, L., Locatelli, T., Jahn, T. do P., Paiano, helena, & Vizzotto, D. (2016). Atividades lúdicas na promoção de saúde bucal para crianças - PróPET-Saúde III, Joinville/SC. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado de https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/1732