Experiência acadêmica de enfermagem junto a um setor de oncologia: aprimorando o saber
Resumo
Trata-se de um relato de experiência proporcionado pelo estágio curricular do último ano da graduação em Enfermagem do Câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, realizado no Instituto do Câncer em um município do interior do Estado de Mato Grosso do Sul, no período de maio a agosto de 2016. As atividades assistenciais do referido instituto pautavam-se em um atendimento interdisciplinar realizado por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e estagiária de enfermagem, os quais prestavam atendimento a pacientes com suspeita de câncer ou em acompanhamento da doença em regime ambulatorial, bem como aqueles já diagnosticados sob regime de internação e em tratamento quimioterápico. As atividades da estagiária consistiram em uma atuação humanizada em ambos espaços assistenciais, por meio da realização de acolhimento aos pacientes e familiares, triagem ambulatorial (aferição sinais vitais, curativos, retirada de pontos e drenos), assistência na sala de quimioterapia (punção venosa periférica, administração de medicamentos e agendamento do retorno) e articulação com demais espaços assistenciais cruciais para o sucesso do tratamento. O estágio na oncologia proporcionou à estudante vivenciar a atuação do enfermeiro junto à equipe e sua relação interpessoal com pacientes e familiares usuários do serviço, contribuindo para uma formação ética, humanizada e voltada para as competências profissionais necessárias para a atuação do enfermeiro nas instituições de saúde.Descritores: Enfermagem Oncológica; Neoplasias; Cuidados de Enfermagem; Transferência de Experiência.
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Publicado
2016-10-12
Como Citar
França, L. P. O., Mendez, R. D. R., Silva, R. M. da, Godoy, A. C. C., & Ribeiro, A. A. (2016). Experiência acadêmica de enfermagem junto a um setor de oncologia: aprimorando o saber. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado de https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/1747
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