Relato de experiência profissional de intervenção psicossocial em estágio de convivência em adoção internacional
Resumo
O estágio de convivência na adoção internacional é um período considerado curto para que a adoção afetiva se construa na relação vincular entre pais e filhos; as demandas emocionais que são suscitadas podem ser intensas, sendo um período de inicio de construção de vínculos e adaptação para ao novo contexto de vida; a intervenção psicossocial por equipe interprofissional judiciária é uma condição essencial à inserção da criança na família. O objetivo do trabalho é apresentar o relato de experiência profissional de acompanhamento e intervenção psicossocial no estágio de convivência durante 30 dias da adoção de duas irmãs de 10 e 11 anos por casal italiano. Dentre as técnicas utilizadas destaca-se, entrevista inicial com o casal, encontro das crianças com o casal adotante, acompanhamento sistemático do novo núcleo familiar, intervenções focais frente às dificuldades e demandas suscitadas no processo adotivo, com o grupo familiar, individualmente com cada criança e com o casal. Avalia-se que o trabalho possibilitou todos envolvidos a lidar com as dificuldades apresentadas; as crianças apresentaram dificuldades de aceitação dos pais, se fecharam entre si dificultando a afetividade direcionada a eles, com fantasias persistentes da família ideal; os pais apresentaram insegurança em relação a não aceitação das crianças frente a eles. O trabalho viabilizou espaço inter-relacional entre os pais e as filhas, possibilitando um caminho para a construção de vínculos afetivos filiares, permeado de respeito às individualidades, possibilidade de todos os envolvidos lidarem com sentimentos e afetos que emergiram em função da adoção.Downloads
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Publicado
2013-10-28
Como Citar
Preto, C., & Eduardo, M. (2013). Relato de experiência profissional de intervenção psicossocial em estágio de convivência em adoção internacional. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 2(4-Supp.2). Recuperado de https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/270