Projeto Super Mommy

Autores

  • LCS Nóbrega
  • LS Françolin
  • LF Atihe
  • MN Vieira
  • MS Carvalho
  • NBP Martoni
  • CE Rezende

Resumo

INTRODUÇÃO: No século XXI, marcado por avanços tecnológicos e científicos, mas também por agitação e violência, é clara a necessidade do foco de todos os responsáveis às políticas educativas e atitudes aprendidas no seio familiar, pois compõem o processo de construção de conhecimentos do saber-fazer, do indivíduo e das relações interpessoais. OBJETIVOS: Partindo deste princípio, observamos ao longo de um estágio na UBS Jardim Niterói a dificuldade dos pais em educar seus filhos e objetivamos a sensibilização sobre a importância de imposição de limites na infância. MATERIAL E MÉTODO: O projeto Super Mommy foi realizado num grupo de crianças nessa UBS, cuja finalidade é acompanhar o crescimento e desenvolvimento, por meio da pesagem, medição e consultas de rotina. Baseando-nos em vídeos do programa “Super Nanny” apresentados pelo canal de televisão SBT, produzimos uma apresentação aos responsáveis de 14 crianças, mostrando a importância na imposição de limites a elas. Os participantes foram separados em dois grupos: um composto por responsáveis por crianças de um a seis anos e outro acima de seis anos. Para cada grupo foi exposto um vídeo de acordo com a classificação etária. Não foi possível a aplicação de métodos para conhecimento dos efeitos da palestra sobre a vida dos participantes. RESULTADOS: Ao longo da exposição, alguns integrantes participaram acenando positivamente com cabeça e com depoimentos de reconhecimento e identificação. Contaram fatos semelhantes aos dos vídeos, além de assumirem dificuldade em reconhecer o problema e lidar com ele, mostrando disposição a procurar resoluções diferentes do que já haviam tentado para contornar a falta de limite de seus filhos, seja na educação, como na alimentação. CONCLUSÃO:O grupo conseguiu sensibilizar a população atendida, pois esta demonstrou adesão e concordou com o que foi exposto durante a palestra, o que evidenciou a relevância do tema abordado.

DESCRITORES: Educação Infantil; Nutrição Infantil; Relações Interpessoais; Responsabilidade Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da educação e do desporto. Educação um tesouro a descobrir. 1ª edição. Brasília: Cortez Editora, 1996. p. 1 – 288.

Downloads

Publicado

2013-11-10

Como Citar

Nóbrega, L., Françolin, L., Atihe, L., Vieira, M., Carvalho, M., Martoni, N., & Rezende, C. (2013). Projeto Super Mommy. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 2(4-Supp.3). Recuperado de https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/300