Oral 13: Spam: o que é e como se proteger

Autores

  • Luiz Gustavo dos Santos Real

Resumo

Spam é o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, os quais geralmente são enviados para um grande número de pessoas, contendo propagandas ou mensagens enganosas. Muitos spams chegam todos os dias solicitando senha de e-mail, atualização de software de segurança e até mesmo os dados bancários do usuário, que acaba caindo no golpe dada a tamanha perfeição de algumas mensagens. Porém, existem algumas ferramentas para evitar esse grande problema. Uma forma de se proteger é utilizando software livre: o cliente de e-mail Thunderbird, disponível gratuitamente para várias plataformas, possui uma boa ferramenta antispam. De início, o usuário deve ajustar a ferramenta para evitar falsos positivos (mensagens verdadeiras que acabam sendo marcadas como spam) e falsos negativos (spams que não são identificados), mas logo atinge-se um ponto em que cerca de 90% dos spams são identificados. Tudo funciona da seguinte forma: a ferramenta utiliza a lista de contatos do usuário para predefinir mensagens verdadeiras e marca a maioria das outras mensagens, principalmente as enviadas para um grande número de destinatários, como spam. O usuário, então, deve selecionar os falsos positivos, que serão desmarcados como spam e terão seu remetente adicionado a uma lista de remetentes confiáveis. É certo que não existe nenhuma ferramenta totalmente automática, então muitos usuários acabam não utilizando esse precioso recurso. É importante salientar que e-mails corporativos não podem ser comparados aos e-mails particulares, pois são realidades totalmente distintas. Enquanto as empresas que disponibilizam correios particulares, como Gmail, Yahoo e Hotmail possuem uma equipe completa, diversos servidores e muitos recursos para tratar os spams, as corporações que disponibilizam correio eletrônico interno geralmente possuem apenas um servidor e uma equipe bem restrita, assim como seus recursos. Dessa forma, é preciso uma mudança de cultura para que o usuário passe a buscar o conhecimento necessário e se torne ativo no processo de identificação e remoção de spams. O uso do software indicado já se mostra uma boa forma de se defender, sobretudo no ambiente corporativo. Assim, teremos um ambiente mais seguro para troca de mensagens eletrônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Disponível em: <http://www.antispam.br/>. Acesso em: 10 de dez. 2014.

FERRAMENTA ANTISPAM DO SOFTWARE THUNDERBIRD. Disponível em < http://br.mozdev.org/thunderbird/spam >. Acesso em: 10 de dez. 2014.

Downloads

Publicado

2015-01-30

Como Citar

Real, L. G. dos S. (2015). Oral 13: Spam: o que é e como se proteger. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 4. Recuperado de https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/866