Metologias Ativas de Aprendizagem em Tempos de Pandemia de COVID-19: Relato de Experiência de um Programa de Pós-Graduação
DOI:
https://doi.org/10.21270/archi.v12i11.5956Palavras-chave:
Educação a Distância, Aprendizagem Baseada em Problemas, OdontologiaResumo
As metodologias ativas de ensino-aprendizagem são de extrema importância para a formação de um profissional autônomo, resiliente e proativo. A pandemia do COVID 19 obrigou as instituições de ensino superior a buscarem alternativas para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, resultando na utilização intensa do ambiente virtual. O objetivo foi relatar a experiência vivenciada com o emprego da metodologia PBL, na modalidade EaD, nos cursos de mestrado e doutorado, na área de saúde Coletiva em Odontologia da Universidade Estadual de São Paulo - FOA. A disciplina nomeada “Processos Educacionais no Contexto da Saúde” contou com 23 discentes e 4 facilitadores docentes do programa. As atividades ocorreram de forma assíncrona e síncrona. Os seguintes módulos temáticos foram apresentados: “Competências biopsiconeurais na educação”, “Cognição e Taxonomia de Bloom”; “Espiral Construtivista e Problematização/PBL”; “Processos avaliativos (Narrativa, Portfólio e TCC) e Avaliação formativa” sob a premissa de desenvolver capacidade crítico-reflexiva para a internalização e transformação do conhecimento. Nas atividades síncronas ocorreram debate das temáticas no modelo de sala invertida e problematização dos temas “Educação à distância”, “Saúde Bucal da Gestante”, “Harmonização Facial e questões éticas” e “Desigualdades na educação pública” eleitos pelos discentes. Nessa atividade a turma foi dividida em quatro grupos igualmente distribuídos mesclando discentes de mestrado e doutorado, os grupos alternaram na aplicação da PBL utilizando a espiral construtivista no sentido da identificação do problema a partir dos conhecimentos prévios, formulando questões e produzindo novos significados como proposta de resolução. O Processo Avaliativo ocorreu de forma contínua, somativa e corresponsável utilizando o portfólio como instrumento de ponderação, sendo os termos que emergiram com maior frequência: “aprendizado”, “autonomia e autoconfiança”, “acolhimento”, “avaliação responsável”, “enriquecedor” e “desenvolvimento”. Do discurso dos estudantes, no decorrer da disciplina e durante a apresentação final dos portfólios, conclui-se que a aplicação das metodologias ativas, no ambiente virtual de aprendizagem, foi considerada exitosa.
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