DExt o14 - Oficinas itinerantes nas escolas para construir ciência com consciência
Resumo
Educadores frequentemente chamam a atenção sobre a importância de uma educação científica que incentive o questionamento, que estimule o pensamento crítico dos jovens e que melhore a percepção dos mesmos para a resolução de problemas cotidianos. Ações relacionadas ao processo do ensino-aprendizagem e a divulgação de saberes científicos relativos a Biologia e Ciências da Saúde são o foco dos projetos de extensão intitulados “PRATICANDO CIÊNCIAS COM PROFESSORES E ALUNOS DA REDE PÚBLICA”, “FUNDAMENTOS EM BIOLOGIA: PARA PROFESSORES E ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO” e “A UNESP NAS ESCOLAS PÚBLICAS E AS ESCOLAS PÚBLICAS NA UNESP: ESTRATÉGICAS BUSCANDO MELHORIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA”. As atividades são realizadas por meio de oficinas itinerantes semanais nas escolas, onde graduandos e pós-graduandos da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, interagem com os alunos, principalmente, do ensino médio da Rede Pública Estadual (RPE). Variados recursos como, peças anatômicas humanas, lâminas histológicas e preparos experimentais são empregados. Cada graduando é responsável por abordar um tópico e num sistema de rodízio de cerca de 30 minutos, grupos de 25 alunos entram em contato com todo o material didático. Os temas e os cronogramas das oficinas foram elaborados em conjunto com a Diretoria Estadual de Ensino de Araçatuba e Birigui. Foram realizadas atividades nas escolas durante o período de 2011 a 2016 e, aproximadamente, 5000 alunos já foram assistidos pelos projetos. A interação aluno-graduando valoriza a comunicação da ciência, a troca de saberes contribui para melhoria do ensino-aprendizagem por ampliar e aprofundar o entendimento além de despertar neles o gosto pela ciência.Descritores: Educação; Oficinas; Alunos; Ciências da Saúde; Escolas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-12-30
Como Citar
Ganzaroli, V., Abreu-Costa, L., Monteiro, N., Tanganini, T., Tessarin, G., Toro, L., Casatti, C., & Gonçalves, A. (2017). DExt o14 - Oficinas itinerantes nas escolas para construir ciência com consciência. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/2651
Edição
Seção
Categoria Digital Extensão Universitária