Traumatismo Dentário na Infância: Conduta de Professores do Ensino Fundamental Público do Sertão de Pernambuco

Autores

  • Thays Maria Ramalho Ferraz Cirurgiã-dentista graduada pela Faculdade de Integração do Sertão (FIS), 56909-205 Serra Talhada – PE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1757-2609
  • Ivana Tamires Pires Mourato Cirurgiã-dentista graduada pela Faculdade de Integração do Sertão (FIS), 56909-205 Serra Talhada – PE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2873-1257
  • Virgínia Karla Pinheiro de Queiroz Doutoranda em Odontopediatria, Centro de Pesquisas São Leopoldo Mandic, Campinas-SP, Brasil
  • Jéssica Gomes Alcoforado de Melo Professora do Curso de Odontologia da Faculdade de Integração do Sertão (FIS) 56909-205 Serra Talhada – PE, Brasil
  • Pedro Tardelly Diniz Filgueira Doutorando em Odontologia pela Universidade de Pernambuco (UPE) 50100-010 Recife-PE, Brasil/ Coordenador do Curso de Bacharelado em Odontologia da Faculdade de Integração do Sertão (FIS) 56909-205 Serra Talhada – PE, Brasil/ Professor Assistente da Universidade de Pernambuco - Campus Arcoverde 56503-000 Arcoverde – PE, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9627-7204
  • Vinicius Souto Magalhães Professor do curso de Odontologia da Faculdade de Integração do Sertão (FIS) 56909-205 Serra Talhada – PE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0850-9085
  • Diego Moura Soares Professor Adjunto da Faculdade de Odontologia do Recife (FOR) 50751370.Recife – PE, Brasil/Tutor da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) 51150-000 Recife – PE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9842-6709

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v11i5.5672

Palavras-chave:

Traumatismos Dentários, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Avulsão Dentária

Resumo

Introdução: Os traumas dentários são lesões frequentes na infância e o atendimento imediato garante o melhor prognóstico. Em consequência disso, é fundamental que os professores, que passam um período com essas crianças, tenham o conhecimento sobre ações a serem realizadas em casos de traumatismos dentários. Objetivo: Dessa maneira, a pesquisa objetivou avaliar o nível de conhecimento dos professores do ensino fundamental da rede pública da cidade de Serra Talhada-PE, sobre condutas a serem tomadas em situações de trauma dentário na infância. Material e Método: Para avaliação foi utilizado um questionário estruturado, aplicado em 17 escolas do município. O questionário composto por I- dados pessoais e profissionais, experiência e informação prévia em traumas dentoalveolares; II- conhecimentos gerais sobre traumatismo dentoalveolar e fraturas dentárias. Os dados obtidos foram tabulados e analisados utilizando o SPSS 16.0. Uma amostra não probabilística, formada por 100 professores compôs este estudo. Resultados: Apenas 27% dos professores já tinham recebido algum tipo de informação acerca de trauma dentário. Sendo deste, 15% receberam informação em consultas odontológicas. Da mesma forma 40% dos participantes relataram algum tipo de experiência com trauma dentoalveolar. A média de conhecimento dos professores foi 3,16 (±1,23) sendo a mínima 0 e a máxima 7. Não houve diferença estatística nas médias de conhecimento para aqueles que apresentavam experiência prévia. Conclusão: Os professores demonstraram pouco conhecimento sobre os procedimentos de urgência a serem realizados nos casos de traumatismo dentário. Perante o exposto, é necessário capacitar esses profissionais para realizar o manejo inicial adequado.

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Publicado

2021-09-23

Como Citar

Ferraz, T. M. R., Mourato, I. T. P. ., Queiroz, V. K. P. de ., Melo, J. G. A. de ., Filgueira, P. T. D. ., Magalhães, V. S. ., & Soares, D. M. (2021). Traumatismo Dentário na Infância: Conduta de Professores do Ensino Fundamental Público do Sertão de Pernambuco. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 11(5), 747–752. https://doi.org/10.21270/archi.v11i5.5672

Edição

Seção

Original Articles