Traumatismo Dentário na Infância: Conduta de Professores do Ensino Fundamental Público do Sertão de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.21270/archi.v11i5.5672Palavras-chave:
Traumatismos Dentários, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Avulsão DentáriaResumo
Introdução: Os traumas dentários são lesões frequentes na infância e o atendimento imediato garante o melhor prognóstico. Em consequência disso, é fundamental que os professores, que passam um período com essas crianças, tenham o conhecimento sobre ações a serem realizadas em casos de traumatismos dentários. Objetivo: Dessa maneira, a pesquisa objetivou avaliar o nível de conhecimento dos professores do ensino fundamental da rede pública da cidade de Serra Talhada-PE, sobre condutas a serem tomadas em situações de trauma dentário na infância. Material e Método: Para avaliação foi utilizado um questionário estruturado, aplicado em 17 escolas do município. O questionário composto por I- dados pessoais e profissionais, experiência e informação prévia em traumas dentoalveolares; II- conhecimentos gerais sobre traumatismo dentoalveolar e fraturas dentárias. Os dados obtidos foram tabulados e analisados utilizando o SPSS 16.0. Uma amostra não probabilística, formada por 100 professores compôs este estudo. Resultados: Apenas 27% dos professores já tinham recebido algum tipo de informação acerca de trauma dentário. Sendo deste, 15% receberam informação em consultas odontológicas. Da mesma forma 40% dos participantes relataram algum tipo de experiência com trauma dentoalveolar. A média de conhecimento dos professores foi 3,16 (±1,23) sendo a mínima 0 e a máxima 7. Não houve diferença estatística nas médias de conhecimento para aqueles que apresentavam experiência prévia. Conclusão: Os professores demonstraram pouco conhecimento sobre os procedimentos de urgência a serem realizados nos casos de traumatismo dentário. Perante o exposto, é necessário capacitar esses profissionais para realizar o manejo inicial adequado.
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