Disturbios neuropsicológicos e Síndrome da Apneia do Sono em crianças

Autores

  • Silvana Maria Hilario
  • Erico Vinicius Campos Moreira da Silva
  • Cristiane Lara Mendes Chiloff
  • André Pinheiro de Magalhães Bertoz
  • Kelly Regina Micheletti
  • Osmar Aparecido Cuoghi
  • Silke Anna Theresa Weber

Resumo

A Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) é caracterizada por ronco e/ou pausas respiratórias observadas durante o sono associado à hipoxemia e hipercapnia. Afeta cerca de 1 a 3% das crianças, principalmente em idade pré-escolar. Há associação de SAOS com impacto negativo no desenvolvimento neurocognitivo. Porém, ainda há poucos estudos utilizando protocolos para avaliar a cognição e distúrbios comportamentais em crianças portadoras de SAOS. O objetivo do presente trabalho foi analisar os principais estudos relacionados ao tema dentro das duas últimas décadas. Os principais trabalhos publicados no período de 1995 a 2011 foram identificados por meio da base de dados MEDLINE e LILACS. Foram selecionados os mais relevantes sobre SAOS em crianças, repercussões neurocognitivas e associação entre distúrbios obstrutivos/SAOS  na população alvo (crianças). Concluiu-se que os trabalhos analisados indicaram que há fortes evidências quanto à sobreposição de SAOS aos distúrbios neurocognitivos na criança e que o tratamento de SAOS tem repercussão positiva no desenvolvimento neurocognitivo.

Descritores: Apneia; Obstrução; Sono; Criança; Cognição.

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Publicado

2014-08-22

Como Citar

Hilario, S. M., Silva, E. V. C. M. da, Chiloff, C. L. M., Bertoz, A. P. de M., Micheletti, K. R., Cuoghi, O. A., & Weber, S. A. T. (2014). Disturbios neuropsicológicos e Síndrome da Apneia do Sono em crianças. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 3(3). Recuperado de https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/681

Edição

Seção

Artigos