Educação para o desenvolvimento sustentável: o papel da Universidade
DOI:
https://doi.org/10.21270/archi.v3i6.87Resumo
A Universidade responde pela formação de cidadãos com pensamento crítico, fundamentado em conceitos atualizados, capazes de favorecer uma postura dinâmica e participativa deste profissional na comunidade na qual estará inserido. A educação para o desenvolvimento sustentável, permeada pela articulação entre o conhecimento e os fenômenos sociais e culturais, traz consigo o desafio de incorporar habilidades, conferindo valores indispensáveis não só para o entendimento das relações históricas entre o ser humano e o ambiente, como também para a melhoria da qualidade de vida. A “Declaração Mundial sobre a Educação Superior para o Século XXI - Visão e Ação” pauta o processo educativo por sua missão em formar profissionais cidadãos, altamente esclarecidos, motivados, integrados e aptos a criarem uma sociedade fundamentada no amor à humanidade e na sabedoria. O equilíbrio entre as funções básicas de ensino, pesquisa e extensão dentro da Universidade concorre para que o educando se aproprie da construção de seu próprio conhecimento em uma perspectiva de formação integral do ser humano, ciente de sua responsabilidade social e política em prol de uma sociedade ambientalmente saudável. O presente trabalho tem o objetivo de, orientado pela revisão de literatura, construir algumas considerações sobre o papel da Universidade na educação para a sustentabilidade.Descritores: Universidades; Educação Superior; Educação Ambiental.
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Publicado
2015-03-06
Como Citar
Piato, R. S., Alves Rezende, M. I. R., Lehfeld, L. de S., Fajardo, R. S., & Alves Rezende, M. C. R. (2015). Educação para o desenvolvimento sustentável: o papel da Universidade. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 3(6). https://doi.org/10.21270/archi.v3i6.87
Edição
Seção
Artigos