Educação para o desenvolvimento sustentável: o papel da Universidade
DOI:
https://doi.org/10.21270/archi.v3i6.87Abstract
A Universidade responde pela formação de cidadãos com pensamento crítico, fundamentado em conceitos atualizados, capazes de favorecer uma postura dinâmica e participativa deste profissional na comunidade na qual estará inserido. A educação para o desenvolvimento sustentável, permeada pela articulação entre o conhecimento e os fenômenos sociais e culturais, traz consigo o desafio de incorporar habilidades, conferindo valores indispensáveis não só para o entendimento das relações históricas entre o ser humano e o ambiente, como também para a melhoria da qualidade de vida. A “Declaração Mundial sobre a Educação Superior para o Século XXI - Visão e Ação” pauta o processo educativo por sua missão em formar profissionais cidadãos, altamente esclarecidos, motivados, integrados e aptos a criarem uma sociedade fundamentada no amor à humanidade e na sabedoria. O equilíbrio entre as funções básicas de ensino, pesquisa e extensão dentro da Universidade concorre para que o educando se aproprie da construção de seu próprio conhecimento em uma perspectiva de formação integral do ser humano, ciente de sua responsabilidade social e política em prol de uma sociedade ambientalmente saudável. O presente trabalho tem o objetivo de, orientado pela revisão de literatura, construir algumas considerações sobre o papel da Universidade na educação para a sustentabilidade.Descritores: Universidades; Educação Superior; Educação Ambiental.
Referências
- Brasil. Identidades da Educação ambiental Brasileira. Brasília: DEA/MMA, 2004.
- Sato M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002.
- Sorrentino M, Trajber R, Mendonça P, ferraro Jr. LA. Educação ambiental como política pública. Educ Pesq. 2005;31(2):285-99.
- Morales AGM. A formação do profissional educador ambiental [tese]. Curitiba: Programa em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná; 2007.
- Carvalho ICM. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez; 2004.
- Gomes MAC. Educação para o Desenvolvimento Sustentável no contexto da década: discursos e práticas no ensino básico.[tese]. Lisboa: Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Universidade de Lisboa; 2012.
- Jacobi P. Educação ambiental: cidadania e sustentabilidade. Cad Pesqui. 2003;118(3):189-205.
- Guimaraes SSM, Tomazello MGC. A formação universitária para o ambiente: educação para a sustentabilidade. Ambiente e Educação. 2003, 55-71, 2003
- Sato M, Santos JE. A contribuição da educação ambiental à esperança de Pandora. São Carlos: Rima Editora, 2001.
- Piato RS, Capalbo LC, Alves Rezende MIR, Lehfeld LS, Alves Rezende MCR. O papel da Universidade Aberta à Terceira Idade na educação ambiental. Arch Health Invest. 2014;3(5):66-71.
- Menezes Neto PE. Universidade: ação e reflexão. Fortaleza: Edições UFC Imprensa Universitária, 1983.
- Pivetta HMF, Backes DS, Carper A, Battistes ALHT, Marchiori M. Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva. Linhas Críticas 2010;16(31):377-90.
- Nunes ALPF, Silva MBC. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade. 2011;4(7)::119-33.
- Silva O. O que é extensão universitária. Integração: ensino, pesquisa e extensão. 1997;3(9):148-9.
- Botomé SP. Pesquisa alienada e ensino alienante. O equívoco da extensão universitária. Petrópolis: Vozes, 1996.
- Soares VLA. O papel social das IES: contribuição do ensino superior particular. Rev CESA. 2003;6:8.
- Noé A. A relação educação e sociedade. Os fatores sociais que intervêm no processo educativo. Avaliação. 2000;5(3)21-6.
- Sangari B. A educação e a sustentabilidade. Disponível em http://www.conexaoprofessor. rj.gov.br/especial.asp? EditeCodigoDaPagina=505. Acesso em 01 de junho de 2014.
- Gacel-Ávila J. La internacionalización de la educación superior: paradigma para la ciudadanía global. Guadalajara: Universidad de Guadalajara, 2003.
- Bernheim CT, Chaui MS. Challenges of the university in the knowledge society, five years after the World. Conference on Higher Education. Paris: UNESCO, 2003. Série Documentos Ocasionais de Fórum da UNESCO.
- Amin S. Capitalism in the age of globalization: the management of contemporary society. London: Zed Books, 1997.
- World Conference on Higher Education in the Twenty-first Century: Vision and Action; Paris; 1998. Paris: UNESCO, 1998.
- Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Vol. 1 – Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
- Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Vol. 8 – Apresentação dos Temas Transversais e Ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.
- Marcomin FE, Silva ADV. A sustentabilidade no ensino superior brasileiro: alguns elementos a partir da prática de educação ambiental na Universidade. Contrapontos. 2009;9(2):104-17.
- Buarque C. La cortina de oro: los sustos técnicos y sociales de fin de siglo y un sueño para el próximo, Brasilia: Comunica, 1997.26
- Dias GB. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia, 1998.
- Carvalho IA. Invenção ecológica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001.
- Janke N, Tozoni-Reis MFC. Produção coletiva de conhecimentos sobre qualidade de vida: por uma educação ambiental participativa e emancipatória. Ciência & Educação 2008; 14(1):147-57.
- Grün M. Ética e Educação ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 1996.
- Bonotto DMB. Contribuições para o trabalho com valores em educação ambiental. Ciênc educ. 2008;14(2):295-306.
- Sato M, Carvalho ICM. Educação Ambiental Pesquisa e Desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 11-15.
- Roos A, Becker ELS. Educação ambiental e sustentabilidade. Reget. 2012;5(5)857-66.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-03-06
How to Cite
Piato, R. S., Alves Rezende, M. I. R., Lehfeld, L. de S., Fajardo, R. S., & Alves Rezende, M. C. R. (2015). Educação para o desenvolvimento sustentável: o papel da Universidade. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 3(6). https://doi.org/10.21270/archi.v3i6.87
Issue
Section
Artigos