GradO - o85 Perfil e satisfação dos usúarios do serviço odontológico no sistema único de saúde

Authors

  • Bárbara Cecília Oliveira Souza
  • Suzely Adas Saliba Moimaz
  • Denise Rós

Abstract

Uma das formas de fomentar a qualidade e a resolubilidade do sistema de saúde é por meio da realização de avaliação do serviço de saúde prestado. Entretanto, em função da complexidade envolvida, esta atitude é ainda um desafio na maioria dos serviços. O objetivo neste estudo foi avaliar a satisfação do usuário com o serviço público odontológico, com a resolubilidade do serviço prestado e relação com variáveis sócio-demográficas. Trata-se de uma pesquisa transversal, tipo inquérito, cuja população de estudo foram os usuários do serviço odontológico do SUS.  O cálculo da amostra foi realizado considerando a população adulta estimada, com uma precisão de 5%, intervalo de confiança de 95% e efeito de desenho 1, para uma prevalência de 50% de adultos satisfeitos, totalizando 461 usuários. A técnica utilizada para coleta dos dados foi a entrevista interpessoal padronizada, realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, empregando-se um formulário estruturado. A amostra teve predomínio de mulheres (70,8%), adultos jovens (71,0%), solteiros (57,9%), baixa renda (49,4%) e baixa escolaridade (50,3%). A maioria dos usuários estava satisfeita com o serviço prestado (76,2%) e a satisfação não apresentou associação estatística com gênero, idade, estado civil, escolaridade e a ocupação (p>0,05), entretanto, quanto à renda do usuário e a resolubilidade do serviço, a associação foi significativa (p<0,05). Conclui-se que a taxa de satisfação com os serviços odontológicos foi elevada, e que a renda e a resolubilidade configuraram-se como fatores determinantes.

Descritores: Avaliação de Serviços de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Saúde Bucal.

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Published

2016-08-04

How to Cite

Souza, B. C. O., Moimaz, S. A. S., & Rós, D. (2016). GradO - o85 Perfil e satisfação dos usúarios do serviço odontológico no sistema único de saúde. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Retrieved from https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/1490