A relevância da técnica de questionamento socrático na prática Cognitivo-Comportamental
DOI:
https://doi.org/10.21270/archi.v6i5.1940Abstract
A Terapia Cognitivo-Comportamental se constitui como uma abordagem de psicoterapia breve, estruturada e orientada para a solução de problemas. Esse modelo terapêutico utiliza-se de princípios fundamentais de que as cognições exercem influência controladora sobre as emoções e os comportamentos; e o modo de agir ou se comportar podem influir nos padrões de pensamentos e emoções. Apontado como essencial para o andamento das sessões em terapia cognitivo-comportamental, o questionamento socrático representa uma das principais técnicas para modificação de pensamentos automáticos. A utilização de tal técnica deve ser feita a partir da identificação e registro dos pensamentos disfuncionais e do encorajamento do paciente a avaliá-los por meio de perguntas que o levem a pensar, e dessa forma, e ter verdadeira compreensão na tomada de decisões racionais segundo suas próprias conclusões. Desta forma, paciente e terapeuta fazem juntos um exame das evidências que apoiam seu pensamento e das evidências que são contrárias, de modo a encontrar novas possibilidades na interpretação de suas sensações físicas. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar a aplicabilidade de tal técnica no manejo clínico da terapia cognitivo-comportamental, descrever o envolvimento entre paciente e terapeuta e expor estratégias para as formulações de perguntas; realizando-se em seguida uma discussão sobre suas possíveis indicações, contraindicações, benefícios e desvantagens.Descritores: Terapia Cognitiva; Atuação (Psicologia); Técnicas Psicológicas.
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