Concepção de estudantes de psicologia sobre diversidade sexual: reflexões sobre o fazer psicológico
DOI:
https://doi.org/10.21270/archi.v6i5.2064Abstract
Diante de uma sociedade marcada pela heteronormatividade, a Psicologia enquanto ciência necessita refletir e desempenhar uma práxis que possa contribuir com a inclusão da População LGBTT, a fim de não reproduzir premissas que possam corroborar com ideias heteronormativas e estereotipadas na prática psicológica que possuem poder de exclusão. O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa acerca da concepção de estudantes de Psicologia sobre diversidade sexual, com ênfase nas Políticas Públicas. Foram entrevistados dez estudantes de Psicologia a partir do sétimo semestre de uma cidade do interior paulista. Os entrevistados participaram de forma livre e voluntária do estudo, pautados pelo termo de consentimento livre e esclarecido. A pesquisa consistiu em entrevistas semi-estruturadas com sete questões abertas, onde os participantes analisaram situações fictícias abrangendo os temas de Políticas Públicas e atuação do Psicólogo em diversos contextos, dentro do tema de diversidade sexual. Para analisar os dados, foi utilizada a estratégia de núcleos de significação proposto por Aguiar e Ozella (2006), fundamentando-se na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural como base epistemológica. Os resultados mostraram que em sua maioria, os acadêmicos salientam a importância de uma atuação reflexiva acerca dos temas que envolvem a diversidade sexual, buscando esclarecer e desmistificar pré-conceitos e promovendo a inclusão daqueles que sofrem discriminação. A partir das análises, conclui-se que há insciência por parte de alguns estudantes acerca de temas específicos da Diversidade Sexual, entretanto, a pesquisa apresenta direções para novos estudos ligados ao tema, sendo este relevante ao âmbito acadêmico, e fundamentalmente relevante à sociedade.Descritores: Sexualidade; Atuação (Psicologia); Políticas Públicas.
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