Avaliação neuropsicológica de crianças com fissura labiopalatina
Abstract
Crianças com fissura labiopalatina, em condições crônicas de reabilitação estão em confronto com uma variedade de desafios especiais que as predispõem a distúrbios cognitivos e de aprendizagem, justificando estudos transversais e longitudinais para determinar a causalidade de fatores interferentes. Nesse sentido, a avaliação neuropsicológica de crianças com fissura lábio palatina, submetidas às cirurgias corretivas, tem sido um campo de estudo pouco explorado, apesar de fundamental para a identificação de marcadores como linguagem, atenção e memória, dentre outros. O objetivo deste estudo foi investigar as funções neuropsicológicas de escolares com fissura lábio palatina, de ambos os sexos e idade entre 7 e 12 anos de idade. Foram utilizados os instrumentos Matrizes Progressivas Raven e o Exame Neuropsicológico, composto por dez conjuntos de provas e sub-provas que avaliam em cada uma delas aspectos específicos da dinâmica funcional cerebral, promovendo o mapeamento qualitativo das áreas corticais e suas associações, por meio das habilidades motoras, perceptivas, cognitivas, de memória e linguagem. Os resultados para amostra de 72 crianças com fissura labiopalatina reparada mostraram que 67% foi do tipo transforame, 26% do tipo pré-forame e 7% pós-forame, com média de idade de 10,7 anos e com maior incidência do sexo masculino em 62,5%. Quando avaliados no nível intelectual, 78% apresentaram escores na média, e 22% com grau leve de defasagem, classificados como média inferior para a idade. No escore geral das funções neuropsicológicas, a média foi de 70,9% de aproveitamento nas tarefas, sendo a memória operacional a função mais prejudicada com 44,6% de acertos, seguida da cognitivo-linguística, com 52,9%. Esses resultados apontam para defasagens significativas no desenvolvimento de habilidades importantes e necessárias ao desempenho escolar satisfatório.Palavras chave: Fenda Labial, Fissura Palatina, Criança
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