Percepção de estresse nos acadêmicos de enfermagem de uma instituição particular de ensino
Abstract
Os universitários vivenciam momentos de estresse decorrentes de vários fatores relacionados a vida acadêmica. Considerando esses fatores torna-se necessário uma reflexão sobre a percepção de estresse em universitários de enfermagem. Este estudo visa avaliar a percepção do estresse em universitários de enfermagem de uma instituição particular de ensino. Trata-se de um estudo transversal, analítico, utilizando uma abordagem quantitativa. Participaram do estudo 136 universitários de todos os períodos do curso de enfermagem de uma instituição particular na cidade de Araçatuba. Para coleta de dados foi utilizado o questionário sociodemográfico e a Escala de Estresse Percebido (PSS-14), para estatística descritiva utilizou-se o programa SPSS versão 17.0. A maioria dos universitários de enfermagem do estudo, na aplicação da escala de estresse percebido (PSS 14), apresentou percepção de estresse média 28,76 (±8,24). Foi possível observar que 42(30,9%) universitários do estudo apresentaram baixa percepção de estresse, 63(46,3%) média percepção e 31 (22,8%) alta percepção. Esse dado é visto com aspecto positivo, haja vista que na literatura observamos estudos realizados com universitários com médias bem mais altas. Acredita-se que a elevada percepção de estresse influencia no rendimento acadêmico, estilo de vida, problemas de saúde e malefícios aos universitários, indicando que quanto maior a percepção de estresse maior o risco de adoecimento (Parecer Cep 1.467.389).Descritores: Estresse Psicológico; Estresse Fisiológico; Estudantes de Enfermagem.
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Published
2017-11-26
How to Cite
Flauzino, M. M., Garcia, V. P. T., Gonçalves, L. A., Correia, C., Parmigiani, R. da S., Pereira, S. de S., Sailer, G. C., & Preto, V. A. (2017). Percepção de estresse nos acadêmicos de enfermagem de uma instituição particular de ensino. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Retrieved from https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/2357
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