Sensibilizarte: 10 anos transformando vivências em histórias
Abstract
O projeto Sensibilizarte, vinculado a Universidade Estadual de Londrina, tem por finalidade a humanização do cuidado em saúde, através da arte. Com intervenções artísticas em um hospital escola em Londrina, os colaboradores impactam suas formações e também o ambiente em que estão presentes. Com dez anos de existência, o projeto tem obtido reconhecimento no meio social e acadêmico, por mostrar-se pertinente para a formação do futuro profissional de saúde. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva discorrer vivências experimentadas por colaboradores que potencializaram a construção de uma prática profissional pautada no respeito pela singularidade do outro. Entende-se que o sujeito em processo de hospitalização é atravessado pela retirada de seu direito de escolha, do que pode ou não realizar com o seu corpo, pois os procedimentos realizados são necessários para manutenção de sua vida. Nesse sentido, quando o projeto Sensibilizarte realiza as intervenções prioriza que o paciente escolha se aceita ou não a atividade, resgatando nele a possibilidade de falar sobre seu desejo e ser respeitado. Além disso, os colaboradores experimentam formas diferenciadas de abordagem do paciente, pois como não estão atuando com a área de estudo e sim como artistas, a receptividade dos atendidos é diferenciada, portanto, essa forma de comunicação pode ser expandida para quando este visitar os pacientes enquanto profissional. Assim, fica evidente alguns benefícios que o projeto apresenta para os estudantes da área da saúde, fortalecendo a disseminação da humanização em saúde.Descritores: Humanização da Assistência; Política de Saúde; Serviços de Saúde Pública.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-11-26
How to Cite
Santos, M. S. dos. (2017). Sensibilizarte: 10 anos transformando vivências em histórias. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Retrieved from https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/2370
Issue
Section
Conteúdo