OPPg o38 - O uso de capas de cadernos na educação do traumatismo dentário
Abstract
A avulsão dentária é uma causa comum de perda dentária. No entanto, a falta de conhecimento sobre traumas dentários e os procedimentos de emergência para lidar com esses casos são significativos para o prognóstico. Por este motivo, avaliou-se neste estudo o efeito educativo de uma capa de caderno impressa com informações sobre avulsão e reimplantação de dentes. Participaram deste estudo alunos do sexto ano de duas escolas públicas de Araçatuba-São Paulo. Um grupo experimental (E), constituído por 134 alunos, recebeu cadernos cuja capa foi impressa com ilustrações e textos explicativos relacionados à avulsão e reimplantação dentária. Um grupo controle (C) de 108 alunos recebeu cadernos cujas capas não estavam relacionadas a qualquer tipo de trauma dental. Uma avaliação dos efeitos educacionais sobre os alunos foi realizada após 9 meses, utilizando-se um questionário padronizado para avaliar o nível de conhecimento sobre esse trauma dental. As diferenças entre os grupo foram avaliadas com os teste Qui-quadrado e exato de Fisher para variáveis categóricas, em combinação com o teste pos-hoc de Bonferroni modificado, e o teste T de Student foi utilizado para variáveis contínuas(α = 0,05). Comparado ao grupo C, o grupo E apresentou melhorias significativas no conhecimento correto quanto ao trauma dental (58,2% vs. 38%); procedimentos realizados no caso de uma avulsão dentária (70,9% vs. 2,8%); armazenamento do dente avulsionado no leite (76,9% vs. 18,5%); bem como conhecimento geral sobre anatomia dentária (95,5% vs. 61,1%); e o tempo ideal para o dente permanecer fora da boca antes da reimplantação (59,7% vs. 20,4%). Assim, o uso de capas de cadernos impressas com ilustrações e textos explicativos sobre traumas dentários levou a um aumento significativo do conhecimento dos escolares sobre avulsão de dentes e reimplante dentário.Descritores: Reimplante Dentário; Avulsão Dentária; Educação Infantil.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-12-30
How to Cite
Amaral, M., Brandini, D., Sedlacek, P., Castilho, L., Panzarini, S., & Poi, W. (2017). OPPg o38 - O uso de capas de cadernos na educação do traumatismo dentário. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Retrieved from https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/2430
Issue
Section
Categoria Oral Pesquisa Pós-Graduação