Práticas pedagógicas na visão do educando
Abstract
O presente trabalho consiste em uma pesquisa descritiva que teve como população alvo os estudantes de três salas de aula – 1ª; 2ª; 3ª séries do ensino médio - alunos que estão cursando este nível da educação básica brasileira na instituição Anglo/CID de Dracena/SP. Na ocasião foi abordada a preferência dos alunos com relação às práticas pedagógicas, técnicas e métodos utilizados pelos professores como maneira de conduzir sua aula, despertando o alunado com relação às descobertas que o conhecer possibilita. Como forma de instrumentalizar a pesquisa, aplicamos um questionário contendo questões fechadas que envolvem o gosto do aluno por determinada disciplina sem desconsiderar neste percurso o relacionamento professor-aluno e o conteúdo da disciplina. O resultado da análise aponta para a tendência dos alunos em preferirem aulas mais dinâmicas, nas quais possam se manifestar e interagir na busca do saber. Isso leva a crer que o professor ideal eleito é aquele que realmente possa ser o mediador entre o aluno (com sua experiência) e o conhecimento, cuja postura é voltada para a proposta contida na Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Entendemos que analisar a educação e as políticas que a condicionam, exige do sujeito uma visão crítica sobre o contexto social em que está inserido e sobre as funções e papeis que desempenha dentro desta realidade, neste contexto, propostas embasadas em um referencial sócio-crítico se mostram produtivas. Enfim, este trabalho reflete alguns aspectos regionais das questões que envolvem o ensino-aprendizagem, por outro lado, uma proposta mais generalista e, portanto, abrangente, exigiria uma pesquisa de maior fôlego.Downloads
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Published
2013-10-28
How to Cite
Ziroldo, N., & Oliveira, L. (2013). Práticas pedagógicas na visão do educando. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 2(4-Supp.2). Retrieved from https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/258