Percepção dos acadêmicos dos cursos da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior acerca da Disciplina de Anatomia e sua influência na formação profissional
DOI:
https://doi.org/10.21270/archi.v8i7.3270Abstract
O estudo da Anatomia Humana (AH) é uma das ciências médicas mais antigas, a qual versa sobre as estruturas e funções do corpo humano sendo de fundamental importância para o entendimento de outras disciplinas que juntas formam os profissionais da área da saúde. A Anatomia Humana faz parte do componente curricular básico, sendo observado pelos docentes as inúmeras dificuldades apresentadas pelos acadêmicos. Assim, esta pesquisa investiga a percepção dos acadêmicos dos cursos da área da saúde - Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem da Faculdade Unimogi, município de Mogi Guaçu-SP acerca da Disciplina de Anatomia. Participaram desta pesquisa 80 acadêmicos dos respectivos cursos, sendo 20 participantes de cada curso. Para tanto, a pesquisa foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada através da aplicação de um questionário, sendo os dados anotados em planilha para análise e comparação. Observou-se que grande parte da amostra se mostrou motivada nos conhecimentos anatômicos, entendendo que essa disciplina apresenta relação estreita com outras disciplinas, sendo de fundamental importância na formação acadêmica.Descritores: Anatomia; Educação Superior; Área Programática (Saúde); Metodologia.
Referências
- Salbego C, Oliveira EMD, Silva MAR, Bugança PR. Percepções Acadêmicas sobre o Ensino e a Aprendizagem em Anatomia Humana. Rev bras educ med. 2015;39(1):23-31.
- Tortora GJ. Fundamentos de anatomia e fisiologia. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas;2000.
- de Azambuja Montes MA, Vieira de Souza CT. Estratégia de ensino-aprendizagem de anatomia humana para acadêmicos de medicina. Ciênc cogn. 2010;15(3):2-12.
- Braz PRP. Método didático aplicado ao ensino da anatomia humana. ANUDO. 2010;3(4):303-10.
- Lima VM, Pereira KF. Processo de formação dos monitores do museu de Anatomia humana e comparativa. Itinerarius Reflectionis. 2010; 8(1). DOI:10.5216/rir.v1i8.992.
- Turney BW. Anatomy in a modern medical curriculum. Ann R Coll Surg Engl. 2007;89(2):104-7.
- Fornaziero CC, Gordan PA, Carvalho MAV, Araújo JC, Aquino JCB. O ensino da anatomia: integração do corpo humano e meio ambiente. Rev bras educ med. 2010;34(2):290-97.
- Bergman EM, Prince KJ, Drukker J, van der Vleuten CP, Scherpbier AJ. How much anatomy is enough? Anat Sci Educ. 2008;1(4):184-88.
- Campus Neto FH, Maia NMFS, Guerra EMD. A experiência de ensino da anatomia humana baseada na clínica. Fortaleza: Universidade Metropolitana de Fortaleza, 2008; Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Anatomia.
- Gomes AP, Dias-Coelho UC, Cavalheiro PO, Siqueira-Batista R. O papel dos mapas conceituais na educação médica. Rev bras educ med. 2011;35(2):275-82.
- Laburú CE, Barros MA, Silva OHM. Multimodos e múltiplas representações, aprendizagem significativa e subjetividade: três referenciais conciliáveis da educação científica. Ciênc educ (Bauru). 2011;17(2):469-87
- Barros AJS, Lehfeld NAS. Fundamentos de metodologia científica. 2ª ed. São Paulo: Pearson Makron Books; 2006.
- Crochemore MG, Marques AC. Disciplina de Anatomia Humana no curso de Licenciatura em Educação Física: considerações de egressos sobre sua relevância para prática docente. Thema. 2017;14(1):8-28.
- Azevedo ROM, Ghedin E, Silva-Fhosberg MC, Gonzaga AM. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória e perspectivas.Rev Diálogo Educ., Curitiba. 2012;12(37):997-1026.
- Arruda RM, Sousa CRA. Aproveitamento teórico-prático da disciplina anatomia humana do curso de fisioterapia. Rev bras educ med. 2014; 38(1):65–71.
- Willers CDA, Oliveira AP, Vicente BA, Ignatowicz CMRP, Fujitani C, Galvanini PA et al. O processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de Anatomia e Fisiologia Humana direcionado a alunos do curso de Ciências Biológicas. 2013; VIIIIII EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar.
- Costa AP. Ensino da anatomia humana em cursos de graduação em educação física [dissertação]. São Paulo: Universidade São Judas Tadeu; 2007.
- Reis C, Martins MM, Mendes RAF, Gonçalves LB, Sampaio Filho HC, Morais MR et al. Avaliação da Percepção de Discentes do Curso Médico acerca do Estudo Anatômico. Rev bras educ med. 2013;37(3):350-58.
- Melo JSS, Brasil LM, Ferneda E, Balaniuk R, Costa EB, Bittencourt I et al. Uso da realidade virtual em sistemas tutores inteligentes destinados ao ensino de anatomia humana. Workshop em Informática na Educação (sbie) 2007 XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE - Mackenzie – 2007
- Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Paz e Terra; 1996.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2019-10-03
How to Cite
Martelli, A., Hunger, M. S., Delbim, L. R., Magalhães, R. A., & Zavarize, S. F. (2019). Percepção dos acadêmicos dos cursos da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior acerca da Disciplina de Anatomia e sua influência na formação profissional. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 8(7). https://doi.org/10.21270/archi.v8i7.3270
Issue
Section
Artigos Originais