O-oo3G - Avaliação da autoestima e autoimagem entre alunos do Projeto Unati do Campus de Araçatuba, Unesp
Abstract
A convivência em grupo e a exposição a novas aprendizagens possibilitam aos idosos uma maior consciência de suas potencialidades, além de auto-valorização e estabelecimento de novos papéis sociais, preparando o cidadão mais velho para assumir o papel de gestor e multiplicador de ações de inclusão na comunidade. O presente estudo teve como objetivo avaliar os níveis de auto-estima e auto-imagem em um grupo de alunos do Projeto Unati (Universidade Aberta à Terceira Idade) do Campus de Araçatuba/Unesp. O estudo realizado teve delineamento transversal, descritivo-analítico, com a participação total de 46 idosos, com idades entre 60 e 83 anos. A coleta de dados foi realizada durante as atividades dos módulos do Projeto Unati (Universidade Aberta à Terceira Idade) do Campus de Araçatuba/Unesp e o processo de amostragem foi o de conveniência. Todos os participantes preencheram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e, a partir daí, foram convidados a responder a respeito de informações sócio-demográficas, auto-estima e auto-imagem (Questionário de Auto-Estima e Auto-Imagem). Os alunos avaliados foram na maioria do sexo feminino e casadas. Os resultados apontaram um nível elevado de auto-estima e auto-imagem. A média global do questionário foi de 168,4±21,8. Concluiu-se que o estudo aponta para uma associação entre auto-estima e auto-imagem nos idosos que frequentam o Projeto Unati (Universidade Aberta à Terceira Idade) do Campus de Araçatuba/Unesp.bruna.eguminagay@hotmail.com
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-12-22
How to Cite
Nagay, B., Commar, B., Proença, A., Poi, W., Soubhia, A., Fonseca, L., Fajardo, R., & Alves Rezende, M. (2013). O-oo3G - Avaliação da autoestima e autoimagem entre alunos do Projeto Unati do Campus de Araçatuba, Unesp. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 2. Retrieved from https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/380
Issue
Section
Conteúdo