Refazendo a disciplina de Biologia Tecidual e do Desenvolvimento com metodologia ativa
Abstract
Justificativa: A disciplina de Biologia Tecidual e do Desenvolvimento é destinada ao primeiro ano do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG/PR, onde se abordam temas como Histologia Geral, Oral e Embriologia. Nos últimos anos tem-se observado a dificuldade dos alunos na disciplina e, aumento na porcentagem de reprovação. Proposição: Relatar experiência com metodologia alternativa para o ensino de Histologia, aplicado na turma de aula prática, formada exclusivamente por acadêmicos reprovados, como forma de motivação para o estudo. Experiência: A metodologia para aula prática consta de duas partes. No primeiro momento os alunos, organizados em duplas, trazem patologias simples diretamente relacionadas ao tecido estudado e apresentam aos colegas. No segundo momento um aluno, previamente sorteado, apresenta o conteúdo prático aos colegas e atua como monitor durante a aula. Resultado: Os alunos atuam ativamente em seu próprio aprendizado e dos colegas, além de compreender a importância do tecido estudado quando observa a implicação em patologias. O professor atua como um orientador, preparando e tirando dúvidas previamente à aula; e, durante a aula, com questionamentos direcionados à abordagem correta e completa do conteúdo. Conclusão: Com a utilização de metodologias alternativas tem-se observado um maior engajamento e motivação dos alunos, que se reflete em maiores níveis de aprovação, considerando os alunos que já fizeram, ao menos uma vez, a disciplina.Descritores: Métodos; Odontologia; Ensino.
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Published
2019-01-06
How to Cite
Omar NF, M. A. S. F. (2019). Refazendo a disciplina de Biologia Tecidual e do Desenvolvimento com metodologia ativa. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Retrieved from https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/4053