Uso de modelos didáticos para o estudo de aspectos da embriologia da face
Abstract
Justificativa: Dentro do estudo das ciências biológicas muitos estudantes têm dificuldade em compreender processos biológicos e de desenvolvimento da face.Proposição: Uma das formas de melhorar o aprendizado é a utilização de modelos didáticos que ilustram esses processos, tais como as modificações que ocorrem no embrião para a formação da face humana. Experiência: Os modelos apresentados foram desenvolvidos dentro da disciplina de Histologia, Embriologia e Citologia ofertada no 1º ano do curso de Odontologia da UEPG. Os modelos do desenvolvimento da face foram confeccionados com massa de biscuit sobre bolas de isopor. A formação da face se inicia com o aparecimento das saliências da face: Frontal, Maxilar e Mandibular por volta da 4ª SDE e ao longo de quatro semanas evoluem de modo a formar uma face humanoide até o final da 8ª SDE. Da 9ª SDE até o nascimento a face ganha proporções para o aspecto final humano. Resultado: O modelo foi apresentado aos colegas durante a disciplina e depois utilizado pelo professor da disciplina em outras turmas. Conclusão: Observou-se que a utilização dos modelos facilita o aprendizado da embriologia da face.
Descritores: Desenvolvimento Maxilofacial; Embriologia; Ensino.