P-oo3G - Orientação e capacitação de funcionários e acadêmicos sobre condutas em caso de acidentes com material biológico
Abstract
A única medida eficaz para eliminação do risco de infecções é a prevenção da ocorrência do acidente com material biológico. No caso de um infortúnio profissional, o tempo de início das medidas profiláticas é um fator primordial para haver ou não a soroconversão. Nesse contexto, o projeto “Orientação e capacitação de funcionários e acadêmicos de odontologia sobre condutas em caso de acidentes com material biológico e reencape de agulhas” tem por objetivo verificar as condutas em relação ao reencape de agulhas, bem como identificar aspectos comportamentais, relativos ao trabalho e organizacionais relevantes ao problema. Também observar o conhecimento sobre as condutas que deverão ser tomadas no caso de acidentes com material biológico. Estão sendo feitas visitas às clínicas e locais de expurgo de materiais contaminados, além da análise das notificações de acidentes de trabalho, complementando o diagnóstico situacional. Serão realizadas orientações sobre os procedimentos corretos e confeccionado e entregue material educativo aos alunos e funcionários da instituição de ensino. O projeto permite aproximar a discussão dos riscos ocupacionais com objetos perfurocortantes a que estão expostos os funcionários e acadêmicos de odontologia, identificando aspectos comportamentais, relativos ao trabalho (situações de risco) e organizacionais relevantes ao problema, na busca da diminuição ou eliminação dos acidentes através de possíveis estratégias de intervenção. Também capacitá-los quanto às condutas que deverão ser tomadas em caso de acidentes com material biológico.rojema@foa.unesp.br
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Published
2013-12-31
How to Cite
Silva, V., Cândido, N., Garbin, C., Garbin, A., & Martins, R. (2013). P-oo3G - Orientação e capacitação de funcionários e acadêmicos sobre condutas em caso de acidentes com material biológico. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 2. Retrieved from https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/538
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