P-oo6G - Promoção de saúde bucal: relato de experiência no Centro de Atendimento Integral à Criança

Authors

  • RS Rocha
  • GB Soares
  • AIJ Garbin
  • RM Arcieri
  • CAS Garbin

Abstract

A educação em saúde bucal para crianças é considerada fundamental pelo fato de que nessa fase da vida há uma maior capacidade de interiorizar o aprendizado e assim prevenir futuros problemas bucais. O Projeto é desenvolvido no Centro de Atendimento Integral a Criança e conta com a participação de alunos da graduação, pós-graduação e docentes. Tem como objetivo proporcionar um conhecimento sobre saúde bucal, melhorando a capacidade psicomotora, afetiva e cognitiva das crianças, além de levar a experiência vivenciada na escola para o seu ambiente familiar. São utilizados materiais lúdicos- pedagógico, juntamente com palestras que visam ensinar aos escolares técnicas de escovação, bem como os problemas que podem ocorrer frente a hábitos bucais de sucção não nutritivos, dieta alimentar e doenças bucais. Outra atividade desenvolvida constantemente é a escovação supervisionada e a avaliação da condição bucal. Realiza-se em conjunto um trabalho com os professores e coordenadores, mostrando a importância da aquisição desses conhecimentos, uma vez que as crianças passam a maior parte do dia no âmbito escolar. Além disso, os pais recebem informações a respeito da manutenção da saúde bucal de seus filhos. O Centro de Atendimento Integral a Criança situa-se em um bairro de periferia, com condições socioeconômicas singulares. O projeto apresenta também o intuito de estreitar a relação entre a Universidade e a comunidade, para proporcionar uma maior qualidade de vida para as pessoas que neste bairro reside.

rafaelrocha_ss@hotmail.com

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Published

2013-12-31

How to Cite

Rocha, R., Soares, G., Garbin, A., Arcieri, R., & Garbin, C. (2013). P-oo6G - Promoção de saúde bucal: relato de experiência no Centro de Atendimento Integral à Criança. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 2. Retrieved from https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/541