Percepção dos Técnicos em Saúde Bucal sobre Educação em Saúde: uma análise qualitativa

Autores/as

  • Bruna Paola Martins
  • Tânia Harumi Uchida
  • Raquel Sano Suga Terada
  • Renata Corrêa Pascotto
  • Mitsue Fujimaki

Resumen

Introdução: As práticas educativas em saúde bucal podem ser desenvolvidas por todos os profissionais da área odontológica, entretanto os Técnicos em Saúde Bucal (TSB) têm como uma de suas atribuições legais trabalhar a educação em saúde. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos TSBs do Sistema Único de Saúde, nos municípios da 15a Regional de Saúde do Paraná, quanto ao seu papel na educação em saúde, apresentando os principais fatores relatados que dificultam ou corroboram com essa prática, por meio de uma pesquisa qualitativa. Material e Método: Para este estudo foi realizada a análise de um banco de dados composto por entrevistas feitas com 10 TSBs atuantes nos municípios da 15aRegional de Saúde do Paraná. As entrevistas foram realizadas face a face, baseadas em um roteiro semi-estruturado e gravadas. A transcrição das gravações foi realizada de forma manual e as falas foram categorizadas segundo o método da análise de conteúdo proposto por Bardin, utilizando-se o software Atlas.ti 7.0. Resultados: Os resultados apontaram 16 fatores facilitadores e 9 barreiras ao exercício da educação em saúde, sendo 4 deles fatores emergentes, não descritos anteriormente na literatura. Conclusão: Vários fatores foram apontados pelos TSBs, sendo a maioria facilitadores, mostrando que os TSBs tem buscado exercer o seu papel de educador em saúde bucal e promover as modificações necessárias para uma população consciente e com saúde bucal. Entretanto, uma prática educativa efetiva para a manutenção da saúde ainda é um grande desafio a ser vencido por profissionais e comunidade.

Descritores: Pesquisa Qualitativa; Odontologia Preventiva; Educação em Saúde Bucal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Corrêa Pascotto

 

 

Mitsue Fujimaki

 

 

Citas

Oliveira HM, Gonçaves MJF. Educação em saúde: Uma experiência transformadora. Rev Bras Enferm. 2004;57(6):761-3.

Brasil. Ministério da Saúde. Pesquisa Nacional de Saúde 2013: Acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências: Brasil, grandes regiões e unidades da federação. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. p. 61-6.

Chou TTA, Ferreira NS, Kubo CH, Silva EG, Huhtala MFRL, Gonçalves SEP, et al. Avaliação do conhecimento e comportamento dos pacientes e tratamento odontológico em relação à cárie, doença periodontal e higiene bucal. Rev Pós Grad. 2011;18(3):140-7.

Brasil. Lei 11.889, de 24 de dezembro de 2008. Regulamenta o exercício das profissões de Técnico de Saúde Bucal – TSB e de Auxiliar em Saúde Bucal – ASB. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília (DF); 26 dez 2008.

Carvalho CL. Trabalho e profissionalização das categorias auxiliares em odontologia. Ação Coletiva. 1999;2(1):25-33.

Oliveira JAA. O Técnico de Higiene Bucal: Trajetória e tendências de profissionalização com vista ao maior acesso aos serviços de saúde bucal [dissertação]. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz; 2007.

Brasil. Diário Oficial da União. Lei nº 8080/90. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o financiamento dos serviços correspondentes e da outras providências. Brasília (DF);19 set 1990.

Bardin, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70;2011.

Silva JRA, Lemos EC, Hardman CM, Santos SJ, Antunes, MBC. Educação em saúde na Estratégia de Saúde da Família: Percepção dos profissionais. Rev Bras Promoç Saúde. 2015; 28(1):75-81.

Rodrigues AAAO, Assis MMA, Nascimento MAA, Fonsêca GS, Siqueira DVS. Saúde bucal na Estratégia Saúde da Família em um município do semiárido baiano. Rev Baiana Saúde Pública. 2011;35(3):695-709.

Gomes, JC. Atenção à saúde de gestantes puérperas e bebês: o agir em competência de equipes de saúde na atenção primária à saúde [dissertação]. Santa Maria: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2014.

Lima, LM. Motivação na enfermagem - uma abordagem teórica e uma visão prática da realidade. Texto Contexto Enferm. 1996;5(2):132-9.

Frazão P, Narvai PC. Promoção da saúde bucal em escolas. In: Disciplina de Odontologia Preventiva e Saúde Pública: Manual do Aluno (Departamento de Prática de Saúde Pública, Faculdade de Saúde Pública - FSP - Universidade de São Paulo - USP). São Paulo: FSP, USP 1996.

Melo G, Santos RM, Trezza MCSF. Entendimento e prática de ações educativas de profissionais do Programa Saúde da Família de São Sebastião- AL: Detectando dificuldades. Rev Bras Enferm. 2005;58(3):290-95.

Threlfall AG, Milsom KM, Hunt CM, Tickle M, Blinkhorn AS. Exploring the content of the advice provided by general dental practitioners to help prevent caries in young children. British Dental Journal. 2007;202(9):1-4.

Buccini GS, Martins MCFN, Sanches MTC. O processo de educação permanente em saúde: Percepção de equipes de saúde da família. Boletim do Instituto de Saúde. 2009;48:51-54.

Faccin D, Sebold R, Carcereri DL. Processo de trabalho em saúde bucal: Em busca de diferentes olhares para compreender e transformar a realidade. Ciênc saúde coletiva. 2010;15(1):1643-52.

Gussy MG, Waters E, Kilpatrick NM. A qualitative study exploring barriers to a model of shared care for pre-school children’s oral health. Brit Dent J. 2006;201(3):165-70.

Humphreys RE, Richards W, Gill P. Perception of first year foundation dentists on oral health education and its role in general dental practice. Br Dent J. 2010;209(22):601-6.

Araújo YP, Dimenstein M. Estrutura e organização do trabalho do cirurgião-dentista no PSF de municípios do Rio Grande do Norte. Ciênc saúde coletiva. 2006;11(1):219-27.

Lima, JPG. Avaliação qualitativa com cirurgiões-dentistas sobre os fatores de influência na prevenção da cárie dentária [dissertação]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá; 2013.

Jacob J. Mudança organizacional: Um estudo de caso utilizando uma abordagem cognitivista [dissertação]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1996.

Gazzinelli MF, Reis DC, Marques RC. Educação em saúde: teoria, método e imaginação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

Freire, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Ferreira RI, Morano Júnior M, Maneghim MC, Pereira AC. Educação em saúde bucal para pacientes adultos. Rev Odontol Unesp. 2004;33(3):149-56.

Chikte UM, Brand AA, Lewis HÁ, Rudolph MJ. Suitability of nurses and schoolteachers as oral health educators in Gazankulua pilot study. J Dent Assoc S Afr. 1990;45(10):425-7.

Moretti-Pires RO, Bueno SMV. O uso da pedagogia da problematização como modelo pedagógico para curso de Saúde da Família a alunos de odontologia. Ciênc cuid saúde. 2005;4(3):294-300.

Silveira Filho AD, Medeiros IY, Justo CMP, Junqueira SR, Pereira IMTB, Pelicione MCF. O beijo como mobilizador para educação em saúde: Ênfase na saúde bucal de Adolescentes. Relato de uma experiência. Rev Bras Cresc Desenv Hum. 2005;15(3):57-68, 2005.

Freire, ACGF. Avaliação do conhecimento, formação e capacitação do TSB e ASB no desenvolvimento das atividades no serviço público de saúde [dissertação]. Araçatuba: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"; 2011.

Queluz DP, Palumbro A. Integração do odontólogo no Serviço se Saúde em uma Equipe Multidisciplinar. Jorn Assessoria e Prestação Serv Odontol. 2000;19(3):40-46.

Castelo Branco Almeida LG, Costa PAM, D’almeida Monteiro CSP, Lima EMCX. Avaliação do conhecimento dos cuidadores sobre a higiene bucal de pacientes idosos institucionalizados. Int J Dent. 2011;10(3):137-42.

Garcia PPNS, Campos FP, Rodrigues JA, Santos PA, Dovigo LN. Avaliação dos efeitos da educação e motivação sobre os conhecimentos e comportamento de higiene bucal em idosos. Cienc Odontol Bras. 2004;7(3):30-9.

Sinkoç C. Educação em Saúde Bucal e a motivação do paciente. Rev Odontol Santo Amaro. 2001;6:40-3.

Publicado

2015-12-31

Cómo citar

Martins, B. P., Uchida, T. H., Terada, R. S. S., Pascotto, R. C., & Fujimaki, M. (2015). Percepção dos Técnicos em Saúde Bucal sobre Educação em Saúde: uma análise qualitativa. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 4(5). Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/1275

Número

Sección

Artigos