PgO - oo3 Satisfação com a vivência acadêmica entre concluintes de uma universidade pública brasileira

Autores/as

  • Danielle Bordin
  • Nemre Adas Saliba
  • Cristina Berger Fadel
  • Juliana Aparecida de Souza
  • Artênio José Isper Garbin
  • Cléa Adas Saliba Garbin

Resumen

Objetivou-se analisar a satisfação com a experiência acadêmica entre concluintes da grande área das Ciências Biológicas e da Saúde de uma universidade pública do sul do Brasil. Trata-se de um estudo transversal, tipo inquérito, quantitativo, desenvolvido junto a universitários concluintes (n=360). Os dados foram coletados, coletivamente em sala de aula, por meio do instrumento validado ‘Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica’, composto por 35 indicadores e três dimensões: 'satisfação com o curso', 'oportunidade de desenvolvimento' e 'satisfação com a instituição'.Foi aplicada estatística descritiva aos indicadores e testes de Turkey-Kramer e Kruskal-Wallis às dimensões. A dimensão 'satisfação com o curso' foi significativamente a melhor avaliada (p<0,001), enquanto a 'satisfação com a instituição' foi a que recebeu a pior avaliação. Em geral, a maioria dos acadêmicos mostrou-se satisfeita com a grande parte dos indicadores avaliados. Maior satisfação foi atribuída aos aspectos inerentes às relações interpessoais, em especial as vertentes envolvendo o relacionamento docente-discente e a capacitação de profissionais envolvidos na formação. De forma contrária, piores avaliações relacionaram-se a aspectos estruturais amplos, como segurança, conforto e suprimento de equipamentos. Conclui-se que os acadêmicos investigados apresentam-se satisfeitos em relação à instituição de ensino superior a qual pertencem; no entanto, devem ainda ser estabelecidas estratégias que visem qualificar o seu processo educacional, em especial, quanto aos indicadores relacionados à infraestrutura institucional.

Descritores: Satisfação Pessoal; Estudantes de Ciências da Saúde; Instituições Acadêmicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-08-04

Cómo citar

Bordin, D., Saliba, N. A., Fadel, C. B., Souza, J. A. de, Garbin, A. J. I., & Garbin, C. A. S. (2016). PgO - oo3 Satisfação com a vivência acadêmica entre concluintes de uma universidade pública brasileira. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5. Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/1351