O valor atribuído à saúde bucal: um estudo com acadêmicos iniciantes de quatro cursos de graduação

Autores/as

  • José Klidenberg de Oliveira-Júnior
  • Luan Éverton Galdino Barnabé
  • Marisley Layrtha Santos
  • Alynne Macedo
  • Rachel Queiroz Ferreira Rodrigues
  • Maria Carolina Bandeira Macena

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v6i3.1828

Resumen

A prática da educação em saúde permite promover no indivíduo alterações positiva frente aos hábitos de higiene bucal, estimulando-os a aprender e capaci­tando-os a tomar decisões adequadas quanto à sua saúde bucal. O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento em saúde bucal de estudantes universitários ao iniciar o curso superior. O estudo procedeu-se com alunos regularmente matriculados no segundo semestre 2015.2 de acordo com a listagem repassada pela coordenação de cada curso pertencente ao Campus de Patos-PB da Universidade Federal de Campina Grande/Paraíba (UFCG). Foram obtidos 128 formulários (n=128) referentes aos quatro cursos analisados. Os dados foram coletados e analisados por meio da estatística descritiva, utilizando software Statistical Package for the Social Sciences(SPSS) versão 22.0. A maioria dos estudantes permanece na instituição de forma integral (Odontologia 61,3%; Ciências Biológicas 79,5%; Medicina Veterinária 60,6% e Engenharia Florestal 60%) e a forma de higienização utilizada durante esse período foi à escovação, o número de acadêmicos que nunca participou de uma atividade de saúde bucal é considerável (Odontologia 51,7%; Ciências Biológicas 51,3%; Medicina Veterinária 60,6% e Engenharia Florestal 48%), e consideram sua saúde bucal boa (Odontologia 74,1%; Ciências Biológicas 69,2%; Medicina Veterinária 69,6% e Engenharia Florestal 60%).  De acordo com as respostas obtidas, a amostra do referido estudo apresenta um conhecimento razoável sobre saúde bucal necessitando de medidas preventivas/interceptativas no âmbito da saúde bucal.

Descritores: Educação em Saúde Bucal; Estudantes; Saúde Pública.

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Publicado

2017-03-17

Cómo citar

Oliveira-Júnior, J. K. de, Barnabé, L. Éverton G., Santos, M. L., Macedo, A., Rodrigues, R. Q. F., & Macena, M. C. B. (2017). O valor atribuído à saúde bucal: um estudo com acadêmicos iniciantes de quatro cursos de graduação. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6(3). https://doi.org/10.21270/archi.v6i3.1828

Número

Sección

Artigos