Análise da rugosidade superficial em resina acrílica reforçada com 1% de sílica silanizada com polimerização em micro-ondas

Autores

  • IDS Cruz
  • PNF Silva
  • LSG Kamezawa
  • LT Yamamoto
  • BM Almeida
  • RN Tango

Resumo

O objetivo do presente estudo foi observar influência da adição de 1% de sílica silanizada na rugosidade superficial de resinas acrílicas ativadas por energia de micro-ondas. Muflas indicadas para micro-ondas VIPI-STG (Dental VIPI Ltda.) foram preenchidas com gesso tipo II e matrizes de cera nas proporções de 20x20x2 mm (±0,2) foram posicionadas.  Posteriormente, foi aplicado isolante e foi adaptado um silicone laboratorial (VIPI-SIL®). Após a remoção das matrizes de cera, foi depositada resina acrílica ativada por energia de micro-ondas (Vipi-Wave) com ou sem adição de 1% de sílica silanizada em mufla, que ficou por 24 horas em prensa hidráulica exercendo 1 tonelada/força. Então, as amostras (n=8) foram divididas entre 3 ciclos de polimerização: convencional (20% da potência por 20 min e 60% da potência por 5 min); ciclo curto (20% da potência por 20 min e 60% da potência por 7 min); e ciclo longo (20% da potência por 25 min e 60% da potência por 5 min). Posteriormente, as amostras foram armazenadas em estufa a 37° C por 24 h, 7 dias, 14 dias, 30 dias, 90 dias e 180 dias. Após este período, os espécimes foram submetidos ao teste de análise de rugosidade Ra (µm). Foi observado, de acordo com método estatístico ANOVA-2 fatores (tempo de armazenamento e ciclo de polimerização) para Ra, que houve diferença estatística para o fator tempo de armazenamento (p<0,05), relatando que o tempo de 24 horas obteve a maior média de rugosidade, e subsequente decréscimo ao longo do tempo de armazenamento. Conclui-se que o tempo de armazenamento influenciou a rugosidade das amostras, enquanto os ciclos não influenciaram a topografia superficial.

Descritores: Metilmetacrilato; Dióxido de Silício; Propriedades Físicas.

Downloads

Referências

da Silva LH, Feitosa SA, Valera MC, de Araujo MA, Tango RN. Effect of the addition of silanated silica on the mechanical properties of microwave heat-cured acrylic resin. Gerodontology. 2012; 29(2): e1019-23.

Sen D, Goller G, Issever H. The effect of two polishing pastes on the surface roughness of bis-acryl composite and methacrylate-based resins. J Prosthet Dent. 2002; 88(5):527-32.

Downloads

Publicado

2017-05-14

Como Citar

Cruz, I., Silva, P., Kamezawa, L., Yamamoto, L., Almeida, B., & Tango, R. (2017). Análise da rugosidade superficial em resina acrílica reforçada com 1% de sílica silanizada com polimerização em micro-ondas. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado de https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/2097