Análise in vivo da modulação óssea em implantes de titânio com topografia de superfície em nanoescala

Autores/as

  • LM Carvalho
  • EM Sartori
  • EAL Zutin
  • DBS Mendonça
  • L Smith
  • K Jepsen
  • PK Krebsbach
  • LMR Vasconcellos
  • G Mendonça

Resumen

Nas últimas décadas houve um aumento na utilização dos implantes metálicos para aplicações na área da ortopedia e odontologia, por isso as pesquisas têm como foco estudar os mecanismos biológicos de interação osso-implante. A nanotopografia de superfície de implantes exerce importante papel na diferenciação das células mesenquimais em osteoblastos. No entanto a maneira como a nanotopografia afeta a osseointegração in vivo ainda não está totalmente elucidada. Os objetivos deste estudo foram avaliar a influência da superfície em nanoescala em implantes de titânio comercialmente puro (Ticp), comparado-a a superfície lisa in vivo em camundongos mcherry e o comportamento celular na osseointegração. Neste estudo camundongos mcherry receberam implantes de superfície lisa no fêmur direito e em nanoescala no fêmur esquerdo. Após diferentes períodos de eutanásia foram realizados nas peças e nas células os seguintes testes biológicos: microscopia eletrônica de varredura para avaliação da adesão celular e da superfície do implante; histologia e nanotomografia para observação e quantificação de osso neoformado na interface osso/implante; citometria de fluxo para quantificação de células marcadas pelo gene osterix; qPCR para avaliação de genes osteogênicos e inflamatórios; coloração TRAP para avaliação dos osteoclastos. Os resultados parciais sugerem, baseado na análise dos gráficos, que a superfície com nanotopografia promove melhores resultados.

Descritores: Titânio; Implantes Dentários; Osseointegração.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Mendonça G, Mendonça DB, Aragão FJ, Cooper LF.The combination of micron and nanotopography by H(2) SO(4)/H(2)O(2) treatment and its effects on osteoblast-specific gene expression of hMSCs. J Biomed Mater Res A. 2010 Jul;94(1):169-79. doi: 10.1002/jbm.a.32701.

Masuda T, Salvi GE, Offenbacher S, Felton DA, Cooper LF.Int J Oral Maxillofac Implants. Cell and matrix reactions at titanium implants in surgically prepared rat tibiae. 1997 Jul-Aug;12(4):472-85.

Publicado

2017-05-14

Cómo citar

Carvalho, L., Sartori, E., Zutin, E., Mendonça, D., Smith, L., Jepsen, K., Krebsbach, P., Vasconcellos, L., & Mendonça, G. (2017). Análise in vivo da modulação óssea em implantes de titânio com topografia de superfície em nanoescala. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/2104