DExt o22 - Relato de experiência como monitor durante dois anos na disciplina de farmacologia

Autores/as

  • GP Nunes
  • CA Silva
  • SHP Oliveira

Resumen

O exercício da monitoria é uma atividade discente, que tem como objetivo auxiliar o professor, monitorando grupos de estudantes em projeto acadêmico, devendo propiciar condições que favoreçam o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos, uma vez que, intensifica a cooperação entre o corpo docente e discente e contribui pela melhoria da graduação. Este estudo consiste em um relato de experiência de um monitor na disciplina de farmacologia da FOA/UNESP. O objetivo principal deste trabalho é descrever a importância e valorização da prática da monitoria em prol do bom desempenho escolar dos alunos. Nos anos letivos de 2015/2016 foram monitorados os alunos de Odontologia do curso Integral e noturno (aproximadamente cem alunos). Diante da necessidade de um estudo acompanhado aos alunos devido ao alto índice de reprovações em farmacologia. Para isso, foram realizados acompanhamento semanal nas aulas teóricas, grupos de estudos e revisões do conteúdo programático tanto nos recintos da faculdade quanto extra institucional. Essa supervisão teve resultados expressivos, visto que reduziu significativamente o número de exames de recuperação e o número de reprovações, que até então eram elevados. Após o acompanhamento e auxílio aos estudantes, no ano de 2015 houve somente três reprovações no período integral e duas no noturno, já no ano de 2016 houve quatro reprovações no período integral e nenhuma reprovação no período noturno, sendo o número de reprovações nesses anos estatisticamente muito inferiores aos anos antecessores. Dessa forma, acredita-se que a melhor forma de auxiliar o aluno nos estudos é reconhecer suas dificuldades e já ter vivenciado a mesma situação do mesmo e, através da monitoria é possível isso, visto que foi notório que assessorar e monitorar os alunos faz com que eles adquiram maior facilidade ao estudo, melhor rendimento escolar e conseqüentemente um aproveitamento amplo no processo ensino-aprendizagem.

Descritores: Monitor; Farmacologia; Reprovações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-12-30

Cómo citar

Nunes, G., Silva, C., & Oliveira, S. (2017). DExt o22 - Relato de experiência como monitor durante dois anos na disciplina de farmacologia. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 6. Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/2659