Trabalhador de saúde mental: estratégias humanizadas no cuidado ao cuidador
Resumen
A Política Nacional de Humanização (PNH) tem como proposta contribuir com o modo de discutir e construir, coletivamente, estratégias na assistência à saúde, no trabalho e na gestão no SUS. Nesse sentido, a PNH tem como um dos focos o trabalho criativo e valorizado, investindo na promoção da saúde de seus trabalhadores. O estudo foi realizado num Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Mato Grosso do Sul, serviço de saúde para atendimento às pessoas em sofrimento psíquico grave, e investigou a partir de uma pesquisa exploratória quali-quanti (observações etnográficas e Escala de Estresse no Trabalho), práticas/processos de trabalho da equipe, seus sentidos e a produção de estresse ocupacional, tomando a humanização como horizonte mais amplo. Verificou-se nível intermediário de estresse, episódios e depoimentos expressivos de tensões na equipe, falta de comunicação e organização geral, dificuldades nos manejos assistenciais, estresse ao lidar com a “loucura”, e descaso do gestor municipal para com a equipe/serviço. Propõe-se assim, refletir sobre as principais ferramentas para o enfrentamento e problemas na gestão e práticas de atenção em saúde, apontando estratégias de ação para melhorar o ambiente de cuidado e as condições de trabalho, assim como intensificar o controle social pelos usuários e trabalhadores. Estratégias propostas: espaços de escuta para compartilhar experiências e vivências cotidianas do serviço; reuniões de equipe; participação coletiva no processo de gestão (co-gestão); supervisão institucional; e processos de educação permanente, melhorando a qualidade assistencial e a saúde dos trabalhadores do CAPS.Descargas
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Publicado
2013-10-28
Cómo citar
Paro, D., & Detomini, V. (2013). Trabalhador de saúde mental: estratégias humanizadas no cuidado ao cuidador. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 2(4-Supp.2). Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/276
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