Atividades de promoção de saúde desenvolvidas por acadêmicos de Odontologia: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.21270/archi.v8i9.3272Resumen
Introdução: Sabendo que a saúde bucal está intimamente ligada à saúde geral e à qualidade de vida, ações em Educação em Saúde Bucal são de extrema importância no incentivo à prática de higiene oral da população. Objetivo: Relatar duas experiências da interação serviço-ensino vivenciado por estudantes de Odontologia, demonstrando os artifícios utilizados para realização de atividades práticas do componente curricular Estágio Supervisionado em Sistema Público de Saúde I, do curso de Odontologia da UFCG. Metodologia: Foram realizadas visitas de reconhecimento do local e planejamento das atividades que poderiam ser executadas, incluindo público-alvo, melhor horário para realização e planejamento multiprofissional para desenvolvimento das ações. A estratégia metodológica utilizadas para as atividades de educação em saúde bucal, enfatizam-se para a Academia da Saúde orientações em saúde bucal, prevenção do câncer de boca e fatores predisponentes, orientação nutricional e atividade física de dança, destacando a influência que ela possui com a saúde oral. E nas abordagens à Creche, destacam-se as brincadeiras lúdicas de teatro, atividade de desenhos para colorir, musicoterapia e escovação em macro-modelo odontológico. Relato de experiência: Os acadêmicos de Odontologia puderam perceber seu valor para a transformação de sorrisos, contribuíram para modificar o quadro de saúde de intervencionista preventivo e tornaram a atitude voluntária de ações sociais em atividades contínuas nessa e em outras creches da cidade. Conclusão: Para os alunos dos cursos de saúde, é imprescindível uma formação mais ampla, em ambientes diferenciados, com experiências inovadoras, atividades coletivas e não somente a prática tradicional realizada em clínica de ensino.Descritores: Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Humanos; Saúde Bucal; Odontologia; Atenção Primária à Saúde.
Referências
- Scavuzzi AIF, Gouveia CVD, Carcereri DL, Veeck EB, Ranali J, Costa LJ et al. Revisão das diretrizes da ABENO para a definição do estágio supervisionado curricular nos cursos de Odontologia. Rev Abeno. 2015;15(3):109-13.
- Albuquerque VS, Gomes AP, Rezende CHA, Sampaio MX, Dias OV, Lugarinho RM. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Rev bras educ med. 2008;32(3):356-62.
- Moyses ST, Moyses SJ, Kriger L, Schmitt EJ. Humanizando a educação em Odontologia. Rev Abeno. 2003;3(1):58-64.
- Kriger L. Perfil profissional para o programa Saúde da Família. In: Carvalho ACP, Morita MC, Kriger L. Políticas Públicas para Educação e Saúde em Odontologia. São Paulo: Nupps/USP. 2007;11-8.
- Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis. 2004;14(1):41-65.
- Ceccim RB, Feuerwerker LCM. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cad. Saúde Pública. 2004;20(5):1400-410.
- Scharf D, Oliveira MF, Oliveira A, Schlindwein CH, Rastelli MCS, Andrade ICGB. Odontologia itinerante na extensão universitária: FURBMóvel -promovendo saúde bucal e cidadania. Rev Bras Extensão Universitária. 2016;7(1):37-42
- Nunes ALPF, Silva MBC. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal Estar e Sociedade 2011;4(7):119-33.
- Brustolin J, Brustolin J, Toassi RFC, Kuhnen M. Perfil do acadêmico de Odontologia da Universidade do Planalto Catarinense – Lages – SC, Brasil. Rev Abeno. 2006;6:70-6.
- Campostrini VL, de Carvalho RB, Daroz CBS, Daroz LGD, Sarcinelli A, Batitucci R. Formação profissional em odontologia: contribuição do programa atendimento à saúde bucal para a população de baixa renda – Vitória-ES. Rev Guará. 2015;(3):39-49.
- Brasil. Resolução CNE/CNS 3/2002. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Odontologia. Diário Oficial da União 2002:S.1(42):10-11.
- Oliveira JK, Vieira LE, Limeira MS, Araújo MG, Oliveira DH, Chacon LD at al. Práticas educativas em saúde bucal direcionada aos usuários do restaurante popular da cidade de Patos – PB. Rev Bras de Extensão Universitária 2017;8(2):67-74.
- Ricci NA, Gonçalves DFF, Coimbra IB, Coimbra AMV. Fatores Associados ao Histórico de Quedas de Idosos Assistidos pelo Programa de Saúde da Família. Saúde e Sociedade. 2010;19(4):898-909.
- Pereira SM, Mialhe L, Pereira LJ, Soares MF, Tagliaferro EPS, Meneghim MC et al. Extensão universitária e trabalho voluntário na formação do acadêmico em Odontologia. Arq Odontol. 2011;47(2):95-103.
- Leme PAT, Pereira AC, Meneghim MC, Mialhe FL. Perspectivas de graduandos em odontologia acerca das experiências na atenção básica para sua formação em saúde. Ciênc saúde coletiva. 2015;20(4):1255-65.
- Domingues GC, Fonseca GS, Zilbovicius C, Junqueira SR. Contribuições de estratégias extramurais para a formação em odontologia. Rev Bras Extensão Universitária 2016;7(2):105-11.
- Loretto NRM, Silva IDPP, Batista LC. Clínica de atenção básica: do discurso teórico à realidade prática. Rev Abeno. 2010;10(2):20-26.
- Pinheiro FMC, Nobrega Therrien SM, Almeida MEL, Almeida MI. A formação do cirurgião-dentista e a promoção de saúde no PSF. Rev Odontol UNESP. 2008;37(1):69-77.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2020-02-20
Cómo citar
Cruz, J. H. de A., Souza, E. R. L. de, Gomes, N. M. L., Ramos, L. da L., Nunes, I. da S., Simões, A. P. G., Guedes, E. M., Vieira, B. R., Costa, M. J. F., & Queiroz, F. de S. (2020). Atividades de promoção de saúde desenvolvidas por acadêmicos de Odontologia: relato de experiência. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 8(9). https://doi.org/10.21270/archi.v8i9.3272
Número
Sección
Relatos de Experiência