Estimulação de linguagem para cuidadores de crianças institucionalizadas: elaboração de um blog
DOI:
https://doi.org/10.21270/archi.v8i9.3735Resumen
Objetivo: Elaborar um ambiente virtual de aprendizagem na área de estimulação de linguagem, voltados à capacitação de cuidadores de crianças institucionalizadas em abrigos, num contexto de Educação a Distância. Métodos: Como material foi utilizado um registro eletrônico na web com conteúdos teórico-práticos a respeito da aquisição e desenvolvimento da linguagem das crianças, bem como a forma adequada de estimular o desenvolvimento infantil. Resultados: Todo o material foi devidamente editado e formatado para utilização e adequação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem escolhido, disponibilizado na rede em formato de blog e supervisionado pelas pesquisadoras. Conclusão: Os procedimentos de Educação a Distância podem e devem ser utilizados na área da Fonoaudiologia como recurso para capacitação e treinamento de profissionais que estejam direta ou indiretamente ligados a populações de risco para alterações linguagem, sendo importante avaliar o material e o meio utilizado para a transmissão deste.Descritores: Linguagem Infantil, Cuidadores, Fonoaudiologia, Orientação Infantil; Educação à Distância.
Referências
- Ministério do Desenvolvimento Social (BR). Censo SUAS 2017- Resultados Nacionais, Unidades de Acolhimento. Brasília: Secretaria Nacional de Assistência Social; 2018.
- Weber LND. Laços de ternura: pesquisas e histórias de adoção. 3 ed. Curitiba: Juruá, 2005.
- Siqueira AC, Dell'Aglio DD. O impacto da institucionalização na infância e na adolescência: uma revisão de literatura. Psicol Soc. 2006;18(1): 71-80, 2006.
- Yunes MA, Miranda AT, Cuello SS. Um olhar ecológico para os riscos e as oportunidades de desenvolvimento de crianças e adolescentes institucionalizados. In: Koller SH (ed.), Ecologia do desenvolvimento humano: Pesquisa e intervenções no Brasil. São Paulo: Casa do Psicólogo, p.197-218; 2004.
- Zeanah HC, Nelson CA, Fox NA, Smyke AT, Marshall P, Parker SW et al. Designing research to study the effects of institutionalization on brain and behavioral development: the Bucharest Early Intervention Project. Dev Psychopathol. 2003;15(4):885-907.
- Morais NA, Leitão HS, Koller SH, Campos HR. Notas sobre a experiência de vida num internato: aspectos positivos e negativos para o desenvolvimento dos internos. Psicol Estud.2004;9(3):379-87.
- Pennington BF, Bishop DV. Relations among speech, language, and reading disorders. Annu Rev Psychol. 2009; 60:283-306.
- Goldfeld M. Aquisição da linguagem e desenvolvimento cognitivo. In: Goldfeld M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio-interacionista. São Paulo: Plexus, p.58-62; 2002.
- Franco EC, Lopes AC, Lopes-Herrera SA. Linguagem receptiva e expressiva de crianças institucionalizadas. Rev CEFAC. 2014;16(6):1837-41.
- Vasconcelos R. School: an important information lace on oral health care for the child population. PGR-Pós Grad Rev Fac Odontol Sao José dos Campos; 2001;4(3):
- Chistiane L, Ramos MP, Bessa R, Sigulem D. O papel do ensino a distancia na educação medica continuada: uma analise critica. Rev Assoc Med Bras. 2003;49(3):326-29.
- Bonnardot L, Rainis R. Store-and-forward telemedicine for doctors working in remote areas. J Telemed Telecare. 2009;15(1):1-6.
- Filatro A, Piconez SCB. Design instrucional contextualizado: planejamento, elaboração e avaliação de materiais didáticos para educação a distância. In: Congresso ABED. Disponível em http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/049-TC-B2.htm.
- Gonçaves BRL. Programa de acompanhamento a pais na intervenção fonoaudiológica em linguagem infantil [dissertação]. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo; 2012.
- Nelson HD, Nygren P, Walker M, Panoscha R. Screening for Speech and Language Delay in Preschool Children: Systematic Evidence Review for the US Preventive Services Task Force. Pediatrics. 2006;117(2):298-319.
- Coelho ACC, Iemma EP, Lopes-Herrera SA. Relato de caso: privação sensorial de estímulos e comportamentos autísticos. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2008;13(1):75-81.
- Martins A, Franco EC, Caldana ML. Elaboração e avaliação de um website sobre o desenvolvimento da linguagem infantil: portal dos bebês - desenvolvimento da linguagem. Rev CEFAC. 2015;17(1)159-68.
- Carvalho JF, Homem FC. Influência do meio na aquisição da linguagem. Fono Atual. 2001;4(17):14-6.
- Bazon M, Biasoli-Alves Z. A transformação de monitores em educadores: uma questão de desenvolvimento. Psicol Reflex Crit. 2000;13(1):199-204.
- Silva ERA. O Direito à Convivência Familiar e Comunitária: os abrigos para crianças e adolescentes no Brasil. IPEA - Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas. Brasília, 2004. Disponível em http://www.ipea.gov.br/portal/ index.php?option=com_content&id=5481
- Wen CL. Cadeia Produtiva de Saúde: uma concepção mais ampla da telemedicina e Telessaúde. Rev Telem Telessaude. 2006; 2(2):8-10.
- Spinardi ACP, Blasca WQ, De-Vitto LM. Genética e fonoaudiologia: aprendizado baseado na teleducação. Pró-Fono R Atual Cient. 2008;20(Supl):42-4.
- Blasca WQ, Maximino LP, Galdino DG, Campos K, Picolini MM. Novas tecnologias educacionais no ensino da Audiologia. Rev CEFAC. 2010; 12(6):1017-24.
- Karnell MP, Bailey P, Johnson L, Dragan A, Canady JW. Facilitating communication among speech pathologists treating children with cleft palate. Cleft Palate Craniofac J. 2005;42(6):585-88
- Curran VR. Tele-education. J Telemed Telecare. 2006;12(2):57-63.
- Kreps GL, Neuhauser L. New directions in eHealth communication: opportunities and challenges. Patient Educ Couns. 2010;78(3):329-36.
- Gomes MJ. Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica. In: Mendes A, Pereira I e Costa R (eds), Actas do VII Simpósio Internacional de Informática educativa, Leiria: Escola Superior de Educação de Leiria, 2005; p.311-15.
- Kim P, Eng TR, Deering MJ, Maxfield A. Published criteria for evaluating health related web sites: review. BMJ. 1999; 318(7184):647-49.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2020-02-20
Cómo citar
Cavalheiro, M. G., & Lopes-Herrera, S. A. (2020). Estimulação de linguagem para cuidadores de crianças institucionalizadas: elaboração de um blog. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 8(9). https://doi.org/10.21270/archi.v8i9.3735
Número
Sección
Artigos Originais