O-o16G - A universidade pública na sociedade do conhecimento

Autores/as

  • JOB Ribeiro
  • GWL Tessarin
  • IR Paiva
  • LL Limieri
  • TF Pimenta
  • RJ Cruz Rizzolo

Resumen

O conceito "Sociedade do Conhecimento" faz referência à apropriação crítica por parte dos cidadãos da informação circulante. Estes devem ser capazes não apenas de ter acesso à informação, mas também interpretá-la dentro de uma concretude e eventualmente com um propósito específico. Neste contexto, é necessário incentivar a cultura da ciência de forma que a maneira de pensar intuitiva e ao mesmo tempo questionadora da atividade científica saia dos laboratórios e atinja a sociedade. As universidades, fundamentalmente as públicas, não podem se omitir ante este compromisso. A importância desta ação de letramento não tem escapado às agência de fomento à pesquisa, que em muitos casos exigem que os projetos de ciência, tecnologia e inovação incorporem um importante viés relacionado com a educação científica da sociedade. O objetivo deste projeto foi, mediante uma parceria com jornal de grande circulação regional, revistas e internet, criar um espaço de divulgação que contribua com o letramento científico da população e a percepção pública da ciência, incentivando a cultura científica e permitindo a horizontalização do conhecimento científico e tecnológico. Nossas colunas quinzenais atingem um público potencial de aproximadamente um milhão de leitores (jornal e revistas). Em relação ao blog, já tivemos aproximadamente 130.000 acessos desde diversos países, com uma média atual de mais de 11.000 visitas por mês. O blog foi recentemente incluído no Anel de Blogs Científicos LDC-ABC.

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Publicado

2013-12-22

Cómo citar

Ribeiro, J., Tessarin, G., Paiva, I., Limieri, L., Pimenta, T., & Cruz Rizzolo, R. (2013). O-o16G - A universidade pública na sociedade do conhecimento. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 2. Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/393