Criança: representação social dos calouros de Odontologia da FOA - UNESP 2018
Resumen
A representação social constitui conhecimento socialmente elaborado e partilhado por grupos de uma sociedade e que apresenta variações intimamente relacionadas ao estilo de vida, desenvolvimento cultural e social dos indivíduos que deste fazem parte. Assim sendo, o objetivo prático deste estudo foi avaliar a realidade comum a um conjunto social específico de calouros do curso de odontologia de 2018. 95 calouros da FOA / UNESP 2018 - sendo 69 mulheres e 26 homens - quando confrontados com a categoria "CRIANÇA" evocaram até 7 categorias que foram transcritas e separadas, sendo assim distribuídas conforme o número de vezes evocadas: mulheres: INFÂNCIA (117), DIVERSÃO (85), EDUCAÇÃO (49), FAMÍLIA (42), SENTIMENTO (34), DIFICULDADE (19) e SAÚDE (3); homens: INFÂNCIA (45), DIVERSÃO (32), FAMÍLIA (14), EDUCAÇÃO (12), DIFICULDADE (12), SENTIMENTO (10) e SAÚDE (3). As palavras sinônimas ou com significados muito próximos foram agrupadas às descritas acima e somadas àquelas como se fossem a mesma palavra - por isso a ocorrência de maior quantidade de evocações em relação ao número de participantes, em alguns casos. A análise utilizando a teoria de Moscovici 2003, que se baseia no entendimento a partir da adoção do senso comum referente a determinado tema, revela que os estudantes do sexo feminino enfatizaram "infância", "diversão" e "educação" ao passo que os integrantes do sexo masculino enalteceram "infância" e "diversão". Os resultados corroboram para uma concepção saudosa da infância para a maioria dos entrevistados de ambos os sexos, na qual apontaram que as crianças desfrutam de um maior período de lazer e pequenas responsabilidades, como o caso da necessidade e obrigação de frequentarem a escola. A representação social entre os calouros mostrou-se diferente quanto à realidade vivenciada por uma grande parcela de crianças no Brasil, que ainda é marcada por privações e dificuldades noticiadas rotineiramente em jornais, revistas e internet.Descritores: Criança; Ciências Sociais; Estudantes de Odontologia.
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Publicado
2019-02-05
Cómo citar
Fernandes JWG, Rink F, Abreu-Costa L, Galhego-Garcia W, S. E. D. C. N. J. P. da S. T. (2019). Criança: representação social dos calouros de Odontologia da FOA - UNESP 2018. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/4252
Número
Sección
Ciências Básicas