ENEM: representação social dos calouros de Odontologia da FOA - UNESP 2018
Resumen
A representação social constitui conhecimento socialmente elaborado e partilhado por grupos de uma sociedade e que apresenta variações intimamente relacionadas ao estilo de vida, desenvolvimento cultural e social dos indivíduos que deste fazem parte. Assim sendo, o objetivo prático deste estudo foi avaliar a realidade comum a um conjunto social específico de calouros do curso de odontologia de 2018. 94 calouros da FOA / UNESP 2018 - sendo 66 mulheres e 28 homens - quando confrontados com o tema "ENEM" evocaram até 6 categorias que foram transcritas e separadas, sendo assim distribuídas conforme o número de vezes evocadas por ambos os sexos: ESTUDO (34), DIFICULDADE (30), CANSAÇO (25), REDAÇÃO (25), PROVA (22) e FACULDADE (19). As palavras sinônimas ou com significados muito próximos foram agrupadas às descritas acima e somadas àquelas como se fossem a mesma palavra. A análise utilizando a teoria de Moscovici 2003, que se baseia no entendimento a partir da adoção do senso comum referente a determinado tema, revela que os estudantes de ambos os sexos evocaram "estudo" e "dificuldade". A partir do levantamento dos dados, nota-se que tal exame é um método falho devido aos conteúdos muito extensos em relação ao pouco tempo disponível. Tal situação aumenta o grau de dificuldade da prova, devido ao cansaço provocado, também pela confecção da redação e pela pressão psicológica por ela exercida devido à pontuação alta destinada a ela e que é decisiva para uma boa colocação entre os candidatos. A representação social dos calouros contrasta com o objetivo dos programas de inclusão do Ministério da Educação para facilitar o ingresso no ensino superior.Descritores: Educação; Ciências Sociais; Estudantes de Odontologia.
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Publicado
2019-02-05
Cómo citar
Sachi VP, Abreu-Costa L, Galhego-Garcia W, B. A. B. L. S. A. B. V. (2019). ENEM: representação social dos calouros de Odontologia da FOA - UNESP 2018. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 7. Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/4318
Número
Sección
Ciências Básicas