Empatia clínica nos serviços públicos odontológicos: contribuições para o cuidado integral
DOI:
https://doi.org/10.21270/archi.v10i2.4690Palabras clave:
Salud Pública, Empatía, Integralidad en Salud, OdontologíaResumen
Introdução: A atenção humanizada nos serviços de saúde é um desafio e pode ser fortalecida por meio da empatia. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi discutir os aspectos relacionados à integralidade da atenção e empatia nos serviços odontológicos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e apresentar as contribuições da empatia para a atenção integral em Odontologia. Material e Método: Tratou-se de uma revisão narrativa da literatura com pesquisa nas bases de dados Scielo/BVS/Lilacs e MEDLINE (via Pubmed) utilizando os descritores “Integralidade em Saúde”, “Empatia”, Sistema Único de Saúde” e “Saúde Bucal”. Resultados: Foram selecionados 32 artigos, conforme a adequação do conteúdo e responsividade aos objetivos do estudo. Há um prejuízo na formação de novos profissionais da Odontologia, pois entre o início do curso e os últimos anos percebe-se uma perda gradual da capacidade empática. Conclusão: A empatia clínica é uma habilidade que deve ser desenvolvida pelo cirurgião-dentista, pois fortalece os princípios do SUS e a consolidação das diretrizes curriculares para os cursos de Odontologia.
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