P-o29G - Percepção e atitudes de pedagogos sobre aspectos relevantes do uso de escovas dentárias
Resumen
A figura do educador de ensino infantil se tornou importantíssima na sedimentação das informações a respeito de práticas educativo-preventivas em saúde bucal para os pré-escolares. Desta forma, este trabalho objetivou avaliar a percepção e atitude dos pedagogos do ensino infantil em relação ao armazenamento de escovas dentárias. O instrumento de análise utilizado foi um questionário estruturado. O universo amostral deste trabalho foi composto por todos os professores de escolas estaduais e municipais de educação infantil que lecionavam no ano letivo de 2010, no município de Araçatuba/SP (n= 232). Participaram da pesquisa 164 educadores. Os resultados foram analisados no Programa Epi Info 6.04 e mostraram que 55% dos educadores tinham recebido algum tipo de informação a respeito do armazenamento adequado de escovas, mas apenas 35% acreditavam que as escovas estavam armazenadas de maneira inadequada. A grande maioria dos pedagogos (97%) relataram ser possível a transmissibilidade de microrganismos por meio das escovas. Quanto à execução da escovação supervisionada, 93% dos educadores disseram realizá-la e a mesma porcentagem foi observada para a identificação dos pré-escolares nas escovas. Logo, concluiu-se que a percepção e a atitude dos professores em frente ao armazenamento de escovas dentárias são deficientes e limitadas, havendo necessidade de programas educativos direcionados a esse grupo, para que esses profissionais tenham mais informação a respeito do correto acondicionamento de escovas e continuem a executar métodos preventivos em saúde bucal.paulinhacaetano@hotmail.com
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-12-31
Cómo citar
Araújo, P., Arcieri, R., Rovida, T., Garbín, A., & Garbín, C. (2013). P-o29G - Percepção e atitudes de pedagogos sobre aspectos relevantes do uso de escovas dentárias. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 2. Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/564
Número
Sección
Conteúdo