Quantificação dos resíduos sólidos gerados no restaurante universitário do Campus De Rio Claro-Unesp:avaliação do potencial de compostagem
Resumen
O presente trabalho apresenta inicialmente a quantificação dos resíduos gerados em cada setor do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro. Em seguida, a partir da caracterização das práticas de gestão dos resíduos adotadas, avalia-se o potencial da implantação do processo de compostagem para resíduos orgânicos. O diagnóstico de geração de resíduos foi realizado com dados coletados diariamente por um período de 10 dias. Os resultados mostraram que são gerados, em média, 124g de resíduos/refeição servida, dos quais 35g são resíduos orgânicos do pré-preparo e 49g são restos de alimento na devolução das bandejas. Atualmente o projeto encontra-se na fase de montagem e operação de unidade piloto para a compostagem dos resíduos orgânicos. As temperaturas das leiras de compostagem atingiram 34oC, demonstrando elevada atividade biológica.Palavras-chave: Resíduos Sólidos Domiciliares, Resíduos Orgânicos, Compostagem, Quantificação de Resíduos Sólidos.
Descargas
Citas
Castro MCAA, Antonio SM, Schalch V, Leite WCA. Analysis of variation of concentration and methane gás flow in sanitary landfill in Brazil IN BRAZIL In: 14a. International Waste Management and Landfill Symposium, 2013, Cagliari, Italy.Sardinia-2013. v.1. p.234 – 239.
Brasil, 2004 b. Resolução da Diretoria Colegiada - RDC Nº 306, de 7 de Dezembro de 2004 Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.
Piccifuoco BF. Proposta de compostagem para os resíduos sólidos orgânicos do restaurante universitário da UNESP de Rio Claro. 2013. Curso (engenharia ambiental) - Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho-IGCE.
Li Z. et al. Experimental and modeling approaches for food waste composting: A review. Chemosphere, Oxford, v. 93, n. 7, p. 1247-1257, 2013.