Saúde e educação do adolescente:Programa Bem Estar

Autores

  • SAO Malaguti
  • RCG Raffaini
  • JR Silva

Resumo

No ano de 2014, no município de Altinópolis, houve várias ocorrências de indisciplina grave na escola municipal de ensino fundamental, ciclo II (6º ao 9º ano), o que motivou várias intervenções de diferentes setores. Quando em agosto, daquele ano, foi construída uma ação conjunta entre a direção escolar, secretarias da educação e saúde, para enfrentamento de comportamentos de risco e promoção de qualidade de vida. Primeiramente foi beneficiado um grupo de 48 alunos e familiares, elencados como em situação de vulnerabilidade social pelos professores. As atividades tinham  duração de 5 horas diárias, e contavam com oficinas, palestras, rodas de conversa, jogos, atividades externas, aulas de resgate pedagógico, visitas domiciliares, consciência corporal, capelania, atendimentos individuais médico, de enfermagem e psicológico. Os temas desenvolvidos nos encontros eram: sexualidade, higiene, serviços de saúde, prevenção ao uso e abuso de álcool e drogas, alimentação saudável, postura corporal, relacionamento familiar e social, atenção/concentração, princípios, valores e regras. Com a  integração entre os setores de saúde e educação, observou-se melhora do convívio na escola, família e comunidade, com elevação da autoestima, cuidados com a saúde,  desempenho e frequência escolar. Diante do sucesso dessa integração, 268 alunos continuam no programa diariamente antes do horário de aula regular. Constatamos que o fazer saúde fora do espaço tradicional dos serviços, aumentam as possibilidades da construção do novo paradigma em saúde, tendo a escola como aliada.

Descritores: Serviço de Saúde Escolar, Promoção de Saúde, Educação em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-25

Como Citar

Malaguti, S., Raffaini, R., & Silva, J. (2015). Saúde e educação do adolescente:Programa Bem Estar. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 4. Recuperado de https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/1286