Percepções de acadêmicos de educação física do sul do Brasil sobre o tema transversal saúde

Autores

  • Cati Reckelberg Azambuja http://orcid.org/0000-0003-3836-3264
  • Kelly Christine Maccarini Pandolfo
  • Rafaella Righes Machado
  • Daniela Lopes dos Santos UFSM
  • Maria Rosa Chitolina Schetinger UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v5i4.1332

Resumo

A dificuldade dos professores em contextualizar o saber tem origem no processo de formação inicial e se reflete na produção e transmissão dos conhecimentos. O objetivo do presente estudo foi investigar as concepções de acadêmicos de licenciatura em educação física, a respeito do entendimento sobre a educação em saúde e dos Temas Transversais Saúde na escola. Participaram da pesquisa 16 acadêmicos de Educação Física. Utilizou-se um questionário composto por dez questões, abertas e fechadas, sobre o Tema Transversal Saúde e a educação em saúde no ambiente escolar. Os resultados apontaram que os licenciandos de educação física possuem conhecimento restrito sobre educação em saúde e sua abordagem junto aos alunos, demonstrando por suas respostas que estes podem ter sido induzidos pelo senso comum, que preconiza a indispensável condição de boa qualidade de vida e manutenção de saúde.

Descritores: Educação em Saúde; Educação Física, Serviços de Saúde Escolar.

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Publicado

2016-09-04

Como Citar

Azambuja, C. R., Pandolfo, K. C. M., Machado, R. R., Santos, D. L. dos, & Schetinger, M. R. C. (2016). Percepções de acadêmicos de educação física do sul do Brasil sobre o tema transversal saúde. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 5(4). https://doi.org/10.21270/archi.v5i4.1332

Edição

Seção

Artigos