O-148G - Proporção digital e desempenho acadêmico em alunos de Odontologia
Abstract
A exposição pré-natal à testosterona (PT) é positivamente correlacionada à inteligência e à capacidade cognitiva. A proporção entre os dedos anelar e indicador (2D:4D) é negativamente correlacionada à PT. Este estudo considerou as correlações entre o 2D:4D e o sucesso acadêmico em exames teóricos e práticos do currículo de odontologia de uma Universidade brasileira. Métodos: Ao todo, 80 indivíduos (40 homens) tiveram a palma da mão direita fotografada por câmera digital acoplada a dispositivo padronizador. Os dedos anelar e indicador foram medidos usando Adobe Photoshop. A proporção digital foi correlacionada às notas obtidas pelos alunos em 4 semestres letivos. Resultados: As notas teóricas e práticas foram significativamente correlacionadas à proporção digital em homens, especialmente após a remoção da influência da idade e das horas de estudo doméstico (p=0,02 e 0,004 respectivamente), mas não em mulheres (p=0,89 e 0,77, respectivamente). Conclusão: Os achados deste estudo apoiam a ligação entre PT e inteligência em homens. A ausência de correlação entre 2D:4D e sucesso acadêmico em mulheres sugere que a ação de hormônios pré-natais não desempenha papel importante na inteligência em mulheres.lara-cervantes@hotmail.com
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-12-31
How to Cite
Costa, G., Costa, G., Curi, B., Cervantes, L., Samuel, R., Sena Filho, M., Jorge, J., & Hopp, R. (2013). O-148G - Proporção digital e desempenho acadêmico em alunos de Odontologia. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 2. Retrieved from https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/525
Issue
Section
Conteúdo