O-148G - Proporção digital e desempenho acadêmico em alunos de Odontologia

Autores/as

  • GP Costa
  • GQ Costa
  • BG Curi
  • LC Cervantes
  • RO Samuel
  • M Sena Filho
  • J Jorge
  • RN Hopp

Resumen

A exposição pré-natal à testosterona (PT) é positivamente correlacionada à inteligência e à capacidade cognitiva. A proporção entre os dedos anelar e indicador (2D:4D) é negativamente correlacionada à PT. Este estudo considerou as correlações entre o 2D:4D e o sucesso acadêmico em exames teóricos e práticos do currículo de odontologia de uma Universidade brasileira. Métodos: Ao todo, 80 indivíduos (40 homens) tiveram a palma da mão direita fotografada por câmera digital acoplada a dispositivo padronizador. Os dedos anelar e indicador foram medidos usando Adobe Photoshop. A proporção digital foi correlacionada às notas obtidas pelos alunos em 4 semestres letivos. Resultados: As notas teóricas e práticas foram significativamente correlacionadas à proporção digital em homens, especialmente após a remoção da influência da idade e das horas de estudo doméstico (p=0,02 e 0,004 respectivamente), mas não em mulheres (p=0,89 e 0,77, respectivamente). Conclusão: Os achados deste estudo apoiam a ligação entre PT e inteligência em homens. A ausência de correlação entre 2D:4D e sucesso acadêmico em mulheres sugere que a ação de hormônios pré-natais não desempenha papel importante na inteligência em mulheres.

lara-cervantes@hotmail.com

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Publicado

2013-12-31

Cómo citar

Costa, G., Costa, G., Curi, B., Cervantes, L., Samuel, R., Sena Filho, M., Jorge, J., & Hopp, R. (2013). O-148G - Proporção digital e desempenho acadêmico em alunos de Odontologia. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 2. Recuperado a partir de https://archhealthinvestigation.emnuvens.com.br/ArcHI/article/view/525