Ensino Por Tentativas Discretas Como Estratégia para a Melhoria da Higiene Bucal em Crianças com Transtornos do Espectro Autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v13i11.6333

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Análise do Comportamento Aplicada, Higiene Bucal

Resumo

Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento que pode comprometer a interação social e habilidades motoras. Os responsáveis por crianças com esse distúrbio podem apresentar dificuldade de realizar a higiene bucal delas. O ensino por tentativas discretas (DTT) divide o aprendizado em série de tentativas e é eficaz no aprendizado de crianças com TEA. Objetivo: Utilizar o DTT para capacitar os responsáveis por crianças com TEA acerca da higiene oral dessas crianças. Material e Método: Trata-se de um ensaio clínico de prevenção com 26 crianças com TEA, entre 3 e 6 anos de idade, acompanhadas no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. No primeiro encontro, os responsáveis responderam à um formulário com variáveis sociodemográficas e foi avaliado o acúmulo de placa por meio do Indice de Higiene Oral Simplificado (IHOS). Também foi entregue um panfleto baseado no DTT com a sequência de escovação e os responsáveis foram capacitados para sua aplicação. Foi feito um novo encontro após 7 dias para ajustes de dificuldades e foi aplicado um novo questionário e IHOS com 30 dias. Resultados: Mais da metade das crianças (65,4%) apresentaram menor acúmulo de placa dentária após intervenção. A diminuição do acúmulo de placa teve associação com o uso do fio dental (p= 0,045) e sexo da criança (p= 0,015). Conclusão: O DTT auxilia na rotina de higiene bucal em crianças com TEA.

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

Lyra, C. V. V., Correia Filho, O. de S., Alencar, T. C. de, Santos, R. T., Kozmhinsky, V. M. da R., Freitas, R. L. de, & Lima, M. G. de S. (2024). Ensino Por Tentativas Discretas Como Estratégia para a Melhoria da Higiene Bucal em Crianças com Transtornos do Espectro Autista. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 13(11), 3191–3196. https://doi.org/10.21270/archi.v13i11.6333

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Seção

Original Articles