Prevalência de disfunção temporomandibular e ansiedade em estudantes universitários

Autores

  • Bruna Rodrigues Barreto Curso de Odontologia, Faculdade Santa Maria, Departamento de Odontologia. 58900-000, Cajazeiras – PB, Brasil
  • Clarissa Lopes Drumond Docente do Curso de Odontologia, Faculdade Santa Maria, 58900-000, Cajazeiras– PB, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8944-852X
  • Rodolfo de Abreu Carolino Docente do Curso de Odontologia, Faculdade Santa Maria, 58900-000, Cajazeiras– PB, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7962-024X
  • José Klidenberg de Oliveira Júnior Docente do Curso de Odontologia, Faculdade Santa Maria, 58900-000, Cajazeiras– PB, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4539-2007

DOI:

https://doi.org/10.21270/archi.v10i9.5401

Palavras-chave:

Ansiedade, Articulação Temporomandibular, Dor Facial, Anxiety, Temporomandibular Joint, Facial Pain, Ansiedad, Articulación Temporomandibular, Dolor Facial

Resumo

Introdução: A Disfunção Temporomandibular (DTM) consiste em alterações fisiológicas da Articulação Temporomandibular (ATM), que está inserida no sistema estomatognático. O diagnóstico inicial pode ser difícil devido à complexidade da ATM e sua relação com as demais estruturas anatômicas da face. Objetivos: Avaliar a prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular e ansiedade em alunos dos cursos da área de saúde (Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Odontologia) da Faculdade Santa Maria, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. Métodos: Essa pesquisa caracteriza-se como transversal, de natureza exploratória e de caráter descritivo/quantitativo, foram avaliados 130 universitários. Com o intuito de investigar possíveis associações entre a DTM e a ansiedade foram empregados questionários estruturados e validados na literatura. Com relação a avaliação dos sinais e sintomas da DTM e da ansiedade foram selecionados dois instrumentos, respectivamente: O Índice de Fonseca que avalia sinais e sintomas de DTM e o Índice de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Resultados: Os dados obtidos indicam que a maioria da amostra é composta por estudantes do curso de odontologia (80%). Além disso, 59% dos alunos apresentou algum grau de disfunção, tendo a maioria como grau leve. mais prevalente foi o grau moderado. Conclusão: Conclui-se que houve uma alta prevalência de disfunção temporomandibular e ansiedade nos estudantes de odontologia, enquanto nos demais cursos ficaram entre leve e moderada.  Sugere-se que uma abordagem terapêutica multidisciplinar seja realizada para os grupos estudados, tendo em vista o caráter multifatorial das desordens temporomandibulares.

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Publicado

2021-07-16

Como Citar

Barreto, B. R., Drumond, C. L., Carolino, R. de A., & Oliveira Júnior, J. K. de. (2021). Prevalência de disfunção temporomandibular e ansiedade em estudantes universitários . ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, 10(9), 1386–1391. https://doi.org/10.21270/archi.v10i9.5401

Edição

Seção

Original Articles